Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 20 de setembro de 2015

F C Porto, 1 - SLB...0: Um bonito soco no “clássico”…!


O F C Porto até a dar socos tem beleza… como comprova a bonita cara de Juliana Rocha, pugilista do F C Porto pentacampeã nacional de boxe feminino. E como deu nota a revista J, do jornal O Jogo, no dia em que o F C Porto deu um valente soco nas aspirações benfiquistas, em futebol jogado dentro do campo.

Ora, neste domingo de meio de Setembro, em plena época de vindimas, o F C Porto cortou veleidades ao Benfica, derrotando o rival encarnado no clássico de futebol que, à imagem dos últimos anos, pode ter sido decisivo no campeonato nacional. Em jogo que o F C Porto conquistou não só os 3 pontos em disputa, mas  também tirou três ao adversário direto, sobre o qual agora fica(mos) em vantagem pontual de quatro pontos na classificação.

Com isto, tomando a dianteira, em primeiro lugar no campeonato português, com nome atual de Liga Meo, o F C Porto afirmou-se, triunfando também contra aves agoirentas e outros adversários. Ficando para a história o golo de André André, o André filho, em bela combinação com Silvestre Varela. E a boa exibição duns Casillas (com um punhado de defesas impecáveis a manter a nossa baliza inviolável), Maxi (que jogo! Estando a ficar mesmo um dos nossos, à Porto!), Aboubakar (que desta vez não marcou mas andou lá perto, por um remate mais que certeiro ter embatido no poste), mais os restantes, perante um fio de jogo quanto bastou, superando o adversário no dobro de remates e em 65 por cento de posse de bola. Depois de no decurso do mesmo jogo o árbitro, artista do costume, ter pordoado pelo menos um penalti aos representantes de Lisboa, na linha de favorecimento ao clube do regime...


Assim sendo, é dado um bom soco nos adversários, derrotando o Benfica, que é atirado às cordas outra vez quase no expirar do jogo.

Essa obra de arte, afinal, foi e é digna de ficar ilustrada numa obra de arte pictórica, em bonita pintura do artista Albertino, antigo futebolista do F C Porto e nosso ídolo de sempre, também..

Num dia assim, fica na retina da memória esse encontro muito importante, à quinta jornada da prova, neste dia que a “nossa” Juliana "Píton" foi capa da revista J e "Retrato" de entrevista nas respetivas páginas interiores, conforme registamos, a propósito, com algumas imagens dessa reportagem (de 10 páginas) sobre a menina bonita de sua modalidade e rosto que faz os apoiantes Portistas saberem melhor da existência da secção de Boxe do F C Porto.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Isto é um bom soco na comunicação e bem aproveitada a ocasião. Ideia brilhante, boa redação, melhor portismo. É disto que o povo do clube deve gostar. Eu gostei muito. Vai ser uma noite feliz e melhor ao acordar, como já uma vez também li no seus escritos. Viva o Porto e nós que gostamos muito do FC Porto.

    ResponderEliminar
  2. Bom murro no estómago dos galinhas benfiquistas. Engraçado como joga com as palavras e faz grandes textos com muita força.

    ResponderEliminar
  3. Um soco que deve ter provocado uma azia na galinha do Rui Derrota que vai prejudicar a produção de ovos nos próximos tempos! Merecido triunfo pelo grande empenho da equipa em vencer o rival figadal, presunçoso e favorito da corte alfacinha.

    Gostei da metáfora com a pugilista envolvida que é uma boa reserva para chamadas futuras....

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar