Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sebastião Ferreira Mendes – Um Histórico Presidente do F C Porto


Em maré de efemérides, já que outras marés passam período mais calmo, não faz mal agora, como de quando em vez, avivar algumas ocorrências em datas correspondentes a factos marcantes na vida da grande coletividade em que se transformou o F C Porto. Calhando, neste caso, relembrar que, corria o ano de 1927 quase a findar o verão, quando, em Assembleia Geral de 2 de Setembro, foi eleito Presidente do F C Porto o Sr. Sebastião Ferreira Mendes, um dos timoneiros do F C Porto de maior aura carismática nos anais da história portista. Que mais tarde voltou ao mesmo desempenho presidencial e antes e depois desempenhou ainda outros cargos.

Na pertinência desta passagem cronológica evocamos sua figura, através duma foto da galeria de presidentes, como de pequena referência contida no livro “FCPorto figuras & factos 1893-2005” de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias, numa edição do "Comércio do Porto" e produção oficial FCP.


Por fim, referente à colaboração de Sebastião Ferreira Mendes pelos anos fora, encerramos com uma coluna do álbum “O Homem-A Obra”, publicado em 1971 pela tipografia Marca, de Homenagem à Gerência de Pinto de Magalhães – relembrando uma jornada inesquecível de 1968.


Armando Pinto.

((( Clicar sobre as imagens e recorte, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Sr. Armando Pinto.

    Escrevo-lhe após uma análise da lista de presidentes do FC Porto.

    No site oficial, Sebastião Ferreira Mendes surge como o 11º Presidente da história do nosso clube. Sucendendo a Eurico Brites com uma curta passagem pelo cargo em 1923.

    Se me puder esclarecer esta questão ficaria muito agradecido. A listagem oficial não é conclusiva em relação a outras informações apresentadas em blogues, páginas de adeptos e mesmo antigas publicações.

    Deixo-o também com um desabafo proveniente da análise. Pessoalmente, não tenho conhecimento de uma lista detalhada que contabilize os tempos dos mandatos ao longo da história. A título de exemplo, encontro a informação de que António Borges d´Avellar foi presidente entre 15 Junho de 1914 e 27 de Junho de 1916. No entanto, muitas outras personalidades não têm uma informação concreta disponível.

    ResponderEliminar
  2. Viva, amigo sr. Jaime Pinho. Também me tenho visto confrontado com essa dificuldade de entender a questão, atendendo às diferenças nas listagens de uns lados para outros. Vou tentar pesquisar melhor e logo que tenha algo, comunico-lhe também por aqui, ok. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela disponibilidade e por conseguinte, pelo trabalho desenvolvido Sr. Armando. Abraço.

      Eliminar