Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

FC Porto Vencedor da Supertaça de Andebol – troféu que a TVI 24 não quis que se visse o FC Porto a receber…


O FC Porto venceu este domingo a Supertaça Nacional de Andebol. Fazendo o “Pleno” na modalidade, ao juntar este trofeu aos que havia conquistado durante a época passada.


Sendo que este é disputado entre os vencedores do campeonato e no caso (como o FC Porto venceu tudo) o também finalista da Taça. Troféu assim disputado ao início de nova época. Em jogo que foi transmitido diretamente pelo canal televisivo TVI 24, cuja realização não deixou que fosse mostrado o trofeu a ser entregue ao FC Porto, terminado que foi o “direto” mal acabou o jogo. Coisas à portuguesa… do velho sistema centralista.

Assim, antes de mais, aqui como Memória Portista, eis a Taça da SUPERTAÇA que o FC Porto conquistou!


O caso traz à tona, num avivar de memória, casos antigos. Como foi paradigmático o que ainda por estes dias foi recordado, aquando da realização do clássico de futebol da vitória do FC Porto em casa do Benfica (por 2-0, mas podiam ter sido mais, tal o banho de bola que foi dado no nosso salão de festas da capital). Sendo então lembrado o que há muitos anos acontecera na altura da primeira vitória do FC Porto em Lisboa, ao tempo ainda dos jogadores de calções compridos, chuteiras de travessas e casacos de entrada em campo (tipo blusões de treino, de mais tarde)… fazendo ver como vem de longe e continua a mesma chula...


~~~ ***** ~~~

Posto isto, e voltando ao Andebol, assinala-se esta brilhante vitória plena.


Para registo de memória, junta-se a crónica respetiva, respigada da página informática oficial do Clube:

CAMPEÕES LEVANTAM A SUPERTAÇA
25 DE AGOSTO DE 2019 

FC Porto Sofarma levou a melhor sobre o Águas Santas (28-22) no Multiusos de Lamego

FICHA DE JOGO
FC PORTO SOFARMA-ÁGUAS SANTAS, 28-22
Supertaça
25/08/2019
Centro Multiusos de Lamego
Árbitros: Mário Coutinho e Ramiro Silva

Sendo essa a Final de apoteose dessa jornada andebolística ocorrida no interior do país, entre equipas masculinas, pois antes disputara-se a final de equipas femininas, na festa do andebol com lugar em Lamego, onde na véspera se realizara também a Gala Festiva de entrega de troféus da época, com o FC Porto a arrecadar os mais importantes a nível coletivo e individual.


FC PORTO SOFARMA: Alfredo Quintana e Thomas Bauer (g.r.); Victor Iturriza (2), Yoan Balazquéz, Miguel Martins (5), Djibril M’Bengue (1), Ángel Hernández (3), Rui Silva (2), Daymaro Salina (3), Rúben Ribeiro, Alexis Borges, Diogo Branquinho (3), António Areia (4), André Gomes (2), Miguel Alves (2) e Fábio Magalhães (1)
Treinador: Magnus Andersson

ÁGUAS SANTAS: Nuno Silva e Henrique Carlota (g.r.); Mário Rêgo, Fábio Teixeira, João Gomes (5), Vasco Santos (5), Pedro Cruz (4), Belmiro Alves, Gustavo Almeida, Mário Lourenço (1), João Ribeiro, Francisco Fontes (3), Mário Oliveira (4), José Rebelo, Diogo Pereira e Hugo Costa
Treinador: José António Silva

Ao intervalo: 14-12
No final: 28-22

O FC Porto Sofarma conquistou este domingo a Supertaça depois de bater o Águas Santas, por 28-22, no Centro Multiusos de Lamego. Foi o terceiro troféu consecutivo levantado pelo coletivo comandado por Magnus Andersson, depois do Campeonato e da Taça de Portugal, e foi também a sétima Supertaça da história do andebol portista.


Os campeões nacionais entraram bem no jogo e rapidamente assumiram a liderança do marcador, chegando ao intervalo a vencer por 14-12 com três Dragões a marcarem por três vezes: Miguel Martins, Daymaro Salina e Ángel Hernández. A diferença aumentou na etapa complementar e o FC Porto Sofarma não deixou fugir a oportunidade de agarrar mais uma Supertaça com as duas mãos. Miguel Martins, autor de cinco golos, foi o melhor marcador portista.


Como complemento, para melhor ilustração, juntamos parte da reportagem publicada no jornal O Jogo, em recorte da edição impressa desta segunda-feira dia 26 de agosto:


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))
Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário