Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Efeméride: Dias de Sousa, do FC Porto - Campeão Nacional de Ciclo-Cross de 1964

A 12 de janeiro de 1964, em domingo frio de início desse ano, disputou-se  a prova do Campeonato Nacional de Ciclocrosse de Portugal, da categoria de Independentes (depois Profissionais e atualmente Elite), em terrenos anexos ao Palácio de Cristal, no Porto. Num percurso de 15 voltas, totalizando 42 Km. Com a participação de 25 Ciclistas, distribuídos por representantes de FC Porto, Benfica, Leixões, Vianense, Gondomar, Académico, Ovarense e Sangalhos. No final triunfou Dias de Sousa, do FC Porto – gastando o melhor tempo de 1 hora, 3 minutos e 7 segundos – seguido por mais dois colegas de equipa e depois pelos restantes concorrentes.

Classificações:

1.º António Dias de Sousa (FC Porto), 1 h 3 m 7 s;

2ª Joaquim Leão (FC Porto), 1h 4m 3s;

3º Manuel Petiz (FC Porto), 1h 4m 25s;

4º. Manuel Costa (Académico), 1h 7m 28s;

5 ª. António Santos (Leixões), 1h 8m 19s;

6º. Dias Vieira (Ovarense), 1h 8m 45s.

O primeiro ciclista do Benfica foi Mota Pais em 11º lugar.

(António Dias de Sousa começara então a época ainda como Amador-Sénior e nesse escalão era colega de Cosme de Oliveira, Albino Alves, Rogério Cardoso e Manuel Petiz. Tendo na prova de Ciclo-Cross, servindo de início de época, feito parte da equipa principal do FC Porto os jovens Dias de Sousa e Manuel Petiz, que inclusive se classificaram bem melhor que tantos outros, tendo apenas entre eles ficado Joaquim Leão do escalão superior.)

- Dias de Sousa sagrou-se assim Campeão Nacional de Ciclo-Cross de 1964.

= Uma página do Relatório da Gerência do FC Porto de 1964, com indicação do Campeão Nacional de Ciclo-Cross…

*****

Obs.: A foto de ilustração é apenas como exemplo de uma prova de Ciclo-Cross e com um ciclista do FC Porto (à falta momentânea de foto de Dias de Sousa).

ARMANDO PINTO

Sem comentários:

Enviar um comentário