Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Recordações da 1.ª Vitória do FC Porto em Famalicão

O FC Porto desloca-se a Famalicão no próximo jogo a contar para o Campeonato da Liga portuguesa da atual época 2020/2021. Em mais um jogo dos sempre difíceis encontros que há que disputar e num estádio em que ultimamente se têm tornado mais difíceis as disputas.

A primeira vitória do FC Porto em Famalicão, ocorrida no ano de 1979, teve marcas no resultado através de 1 golo da autoria de Oliveira e mais 3 marcados por Gomes (um dos quais com a parte de trás do corpo… por estar lá diante da baliza a desviar a bola rematada por um colega). Totalizando assim um belo resultado de 4-0 a favor da equipa portista, seguindo embalada rumo ao Bi-Campeonato que seria conquistado de enfiada, no seguimento do título anterior que acabara com o afamado longo jejum….

Estava-se então na 27.ª Jornada, em 1979, a 27 de Maio, faltando 4 jogos para o fim do campeonato – depois conquistado pelo FC Porto, com 1 ponto de vantagem sobre o Benfica e 8 a mais que o Sporting (quando as vitórias ainda valiam apenas 2 pontos).  

Nesse jogo, perante grande apoio da massa adepta portista, aconteceu também a estreia do jovem Quinito na equipa principal do FC Porto, muito aplaudido quando entrou na parte final do encontro, pelos muitos portistas presentes no campo do Famalicão (ainda apenas com a bancada central dos sócios da casa e os restantes setores em terra rampeada). Estando lá também o autor desta lembrança, em pé como tanta gente e a fintar por fora com a cabeça no meio da assistência, espreitando por entre cabeças e ombros, tudo o que foi possível ver.

Guardado que foi desse dia o bilhete de entrada no Campo dos Bargos (como era ainda chamado esse recinto, antes da transformação em estádio municipal), ficou isso como natural recordação do jogo. No qual (conforme se pode ver, do que restou após rasgado pelo porteiro, como era costume) escrevi no verso que fora então ultrapassado talvez o último grande obstáculo para a conquista do título nacional… como foi, por fim, vencidos que foram depois os 3 jogos que passaram a faltar. E o Fernando Gomes, com mais esses 3 golos, e ainda outros obtidos nas seguintes jornadas, repetiu também a vitória na tabela dos melhores goleadores da prova, vencendo a terceira das suas seis Bolas de Prata conquistadas ao longo da carreira em Portugal.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Sabe dizer-me porque o estadio do famalicao chamava-se 22 de junho? Obrigado

    ResponderEliminar