Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Importante vitória em Faro, de contornos importantes...!

Não sendo um jogo entre grandes, o prélio disputado e ganho pelo FC Porto em Faro, nem sendo também costume destacar neste espaço de memorização portista quaisquer jornadas isoladas das provas de futebol nem doutras modalidades, como factos mais próprios de publicações normais, desta feita a vitória do FC Porto em casa do Farense merece registo.

Além da dificuldade tradicional que se costuma deparar ao FC Porto no Algarve, por exemplo, acrescia o caso do FC Porto ter a possibilidade de se distanciar do Benfica, após empate caseiro do Carnide. Algo que pode ter influência futura, obviamente. Juntando a pressão possível ao Sporting, nesta jornada após as eleições presidenciais de alvazelha ao confinamento da pandemia atual. Sendo um jogo de nervos, por tudo e mais alguma coisa, como se notou nos diversos lances de possíveis golos desperdiçados e especialmente na atitude final do Loum para com o colega Pepe. Coisas para resolver no balneário e internamente, embora o culpado tenha de aprender que o FC Porto é uma família.

Assim sendo e tirando veleidades aos adversários, identifica-se o sentimento desta vitória importantíssima com ilustração através do título de um livro, já antigo mas de conteúdo eterno… 

Como se pode ver pela capa do livro fotografado, um dos muitos da coleção particular do autor destas linhas, quão sintetiza o que é o FC Porto, na junção do título régio outorgado à cidade que tem o coração do Rei-Soldado português e o nome do grande clube português Campeão Nacional!

Mui Nobre e Sempre Invicto Clube do Porto. Como intitulou seu livro Bernardino Barros (de co-autoria com Rémulo Jónatas). Em título que sintetiza a mística portista. Ao jeito como defeniu no Aleluia o poeta Pedro Homem de Melo: Porto  palavra exata! 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário: