Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Falecimento de Tommy Docherty, antigo treinador do FC Porto

Ao findar o difícil ano de 2020, a 31 Dezembro, morreu Tommy Docherty, conhecido também por Tommy Doc como era mais referido esse treinador escocês que passou pelo FC Porto. Falecido assim na véspera de Ano Novo aos 92 anos, vítima de doença prolongada.

Docherty dirigiu 12 clubes e a seleção escocesa. Conhecido como 'The Doc', antes passou nove anos como jogador do Preston, e jogou pela Escócia no Campeonato do Mundo de 1958 na Suécia, terminando depois a sua carreira de jogador no Arsenal. Antes de um percurso de técnico que o levou a Portugal e Austrália. 

O popular Doc, antigo treinador do FC Porto comandou a equipa principal do FC Porto entre 1970 e 1971, tendo também orientado clubes em Inglaterra como o Arsenal, o Chelsea e o Manchester United.

No órgão oficial informativo do clube, o então existente jornal O Porto, ficou registado o ato de assinatura do contrato de Docherty com o FC Porto, em fevereiro de 1970.

Thomas Henderson Docherty, de seu nome completo, nascido em Glasgow a 24 de abril de 1928, veio para o FC Porto substituir Elek Schwartz, treinador romeno e também de nacionalidade francesa que devido a doença não teve estadia duradoura no Porto (inclusive substituído algum tempo por Vieirinha). Tendo, por via disso, como a saída de Schwartz foi muito cordata, e como tal o clube lhe proporcionou em Março uma homenagem de despedida, o então recém-chegado Doc até assistiu, ao lado do Presidente Afonso Pinto de Magalhães, como convidado de honra, à homenagem prestada em jantar com toda a Direção, mais representantes da equipa do futebol portista e inclusive órgãos de informação.

Dessa ocasião testemunha o facto uma foto coeva, então publicada no jornal O Porto, com Doc a aplaudir o seu antecessor no momento em que foi honrado com oferta dum emblema do FC Porto.

O treinador escocês chegou ao FC Porto em fevereiro de 1970, já com a época 1969/70 sensivelmente a meio. Tendo então tido como adjunto o treinador português António Teixeira, que depressa se transformou em treinador principal também, formando dupla os dois em conjunto. Devido à dificuldade de entendimento (como ainda recentemente foi contado no Porto Canal em entrevista de Leopoldo, futebolista nesse tempo e que então vinha também do período em que fora perdido o campeonato de 1968/69 com Pedroto). Havendo Docherty estado no Porto até 1971, ficando Teixeira como responsável único mais tempo, após a saída do escocês.

Esse período não foi famoso no melhor sentido, tendo Doc mesmo depois de seu regresso às Ilhas Britânicas mantido grande afeição pelo FC Porto, como se notou em ter sido fotografado posteriormente com a camisola branca do equipamento alternativo do FC Porto que levara consigo.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Muito bom este artigo e repondo algumas verdades contra equívocos que foram publicados. No Almanaque do FCP dá a época de 1970/71 apenas com António Teixeira, mas foi com a dupla Doc-Teixeira, como se vê por fotos desse tempo. Vele a pena acompanhar este blogue, parabéns.

    ResponderEliminar