Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Louvor da Assembleia da República Portuguesa ao FC Porto em 1988

Aos vinte e um dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e oitenta e oito (com publicação  no Diário da Assembleia no dia seguinte), a Assembleia da República aprovava, por unanimidade e aclamação, um voto de congratulação ao FC Porto pelas conquistas internacionais - Taça dos Campeões Europeus, Taça Intercontinental e Supertaça da UEFA - reconhecendo a importância que tinham para o país e felicitando "vivamente os dirigentes, jogadores e técnicos do grande clube nortenho pelo excecional trabalho que vêm desenvolvendo" (Conforme é nesta data recordado na página do Museu do FC Porto, com as imagens documentais que se partilham, também).

Com efeito, «num raro reconhecimento dos sucessos que se conseguem a Norte, o Parlamento aprovava por unanimidade um voto de louvor ao FC Porto, homenageando o clube pelas conquistas da Taça dos Clubes Campeões Europeus, da Taça Intercontinental e da Supertaça Europeia» (como igualmente está assinalado na newsletter “ Dragões Diário”).

Naquele tempo, em finais da década dos anos de mil novecentos e oitentas, ainda não havia chegado totalmente à vida nacional o faciosismo de governantes e deputados que apressam sessões oficiais para irem ver o clube do regime, tal como branqueiam as manobras de bastidores que têm estado em investigação, enquanto olvidam o grande clube português que tem sido o melhor e maior representante e embaixador do país.

Factos de antes e depois que se registam.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário