Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 3 de janeiro de 2021

Recordando: Jogo com o Guimarães (também) na transição de anos, em 1969… com célebre lesão de Gualter

O FC Porto terminou há dias ainda o ano com recente jogo diante do Vitória de Guimarães, na terra tradicionalmente considerada como berço do rei fundador da Portugalidade. Também, entre outros possíveis casos, há umas décadas houve um outro encontro entre as equipas principais dos dois clubes ao findar de um ano, em 1969, mas na Invicta cidade que deu o nome a Portugal.

Então, tal como no termino de 2020, também em 1969 o FC Porto venceu, e igualmente pela margem mínima, num resultado importante perante a dificuldade que sempre se deparou no confronto dos dois emblemas de Entre Douro e Minho.

Agora, passados alguns dias do recente encontro e após entrado já o novo ano 2021, calha a propósito recordar o embate de 1969, correspondente à época de 1969/1970, através de respigos de reportagem do jornal O Porto de 3 de janeiro de 1970. Sendo assim uma efeméride dessa publicação, dando notícia do que na ocasião sucedeu com Gualter, vítima de um choque que lhe fez perder os sentidos e o obrigou a sair do terreno em maca, transportado ao hospital, onde ficou internado para exames clínicos, seguindo-se paragem de algum tempo (e apenas regressando à equipa em março seguinte).

Ora, se desta vez recente o jogo do Guimarães com o FC Porto foi a 29 de dezembro de 2020, com vitória do FC Porto por 3-2 (2-3 como visitante, naturalmente), em resultado de 2 golos de Taremi e 1 de Luis Díaz; em 1969 foi a 28 de dezembro, tendo o FC Porto vencido por 1-0, na qualidade de visitado, por via de 1 golo de Séninho. Enquanto, visto o prélio recente ter sido à noite, o de há meio século antes foi numa tarde cinzenta de domingo, em que o pouco sol dessa fria tarde alternou com nevoeiro no andamento das horas e da resolução do jogo, como se viu o golo da vitória acontecido lá para o final.

Ilustrando isso que se recorda, assim, juntam-se imagens de recortes do jornal O Porto, das partes que mais ficaram para a história.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário