Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 17 de janeiro de 2021

Recordando: Medalha do Centenário do FC Porto (1893-1993)

No dia 17 de Janeiro de 1993 foi apresentada a Medalha do Centenário do Futebol Clube do Porto, da autoria do escultor Amílcar Marques.

A medalha retangular em ouro e prata tem na frente em dourado o emblema tradicional do clube, mais representação gráfica ascencdente dos anos 1893-1993 e a imagem da Torre das Antas, onde era a sede nesse tempo; e no verso os troféus internacionais conquistados no primeiro século de vida portista, mais o antigo segundo distintivo do clube (sabendo-se que o primeiro foi com a sigla FCP).

Dessa medalha foram apenas cunhados oito mil exemplares. Como foi referido na alusiva publicação na revista Dragões.

ARMANDO PINTO


Sem comentários:

Enviar um comentário