Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Alguns Ciclistas Campeões do FC Porto em Amadores nos Anos 60 / 70…

Costuma-se dizer que dos fracos não reza a História. Sendo assim que os vencedores merecem de alguma forma ser recordados. Como tal e porque normalmente só os que atingiram patamares superiores costumam ser lembrados, há aqui lugar para relembrar ciclistas que foram Campeões Nacionais e / ou Regionais também nos diversos escalões de Amadores. Como antigamente eram referenciados os das categorias jovens. Havendo então, pelo menos na década dos anos 60 e princípios de 70, Amadores-Seniores, Amadores-Juniores e Amadores-Juvenis/Iniciados. Como são os casos dos antigos ciclistas que aqui e agora, desta feita, se relembram – através de imagens de arquivo pessoal, dum género de álbum colecionado pelo autor destas linhas ainda em idade jovem, em moldes rudimentares e com recortes de jornais, mais indicação de nomes conforme constavam de onde foram retirados.

Estão assim neste rol alguns Campeões de Ciclo-Cross e de Pista, Rampa, etc em Amadores, de ciclistas que a meio da década dos anos sessentas até inícios de setenta eram ciclistas promissores a correrem com a camisola do FC Porto. Mas havendo mais. Partilhando-se alguns apenas, desta vez.

ARMANDO PINTO

5 comentários:

  1. Campeao regional de estrada campeao nacional de ciclo cross campeao nacional de rampa muitas corridas de estrada a nivel de amadores juniores e seniores participou na volta a portugal de 1972 pelo futebol club do porto e em 1973 pelo sport comercio do salgueiros e depois o serviço militar obrigatorio

    ResponderEliminar
  2. Manuel Soeiro: No artigo referi que há mais e naturalmente terá também a sua vez. Não foi desta mas duma próxima será, ok. Pois também consta no meu arquivo dessas fotos, que fiz há muitos anos já. Gostei de ver e saber que também acompanha o que aqui é publicado. Ah, isto que faço é apenas como adepto e fã de ciclismo do FC Porto. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Sr. Armando. É um orgulho ver os seus registos e, notável, a sua dedicação! Será que nos seus arquivos encontra mais fotos do meu sogro António Pereira? Campeão nacional de amadores nos anos 70? Talvez fotos da equipa do FCP. Obrigada de antemão. Cumprimentos. Tatiana Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva. Agradecendo suas palavras, acrescento: Além dessa foto, não sei de momento se terei mais. Mas vou procurar e quando encontrar informo, ok.

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta e disponibilidade. Acabei de enviar-lhe mensagem via facebook.

      Eliminar