Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Efeméride: Homenagem do Governo de Santana Lopes ao Campeão Europeu e Mundial FC Porto, em Janeiro de 2005

A 4 de janeiro de 2005 o Governo do então Primeiro-ministro Dr. Santana Lopes homenageou o FC Porto como Campeão Europeu e Mundial de 2004.

Assim, passadas poucas semanas depois da vitória sobre o Once Caldas em Yokohama, que deu ao FC Porto a segunda Taça Intercontinental do Mundial de Clubes, façanha que só o FC Porto conseguiu entre clubes portugueses, o grande clube representante do futebol português foi oficialmente reconhecido por um Governo de Portugal.

Então «o FC Porto começava 2005 no topo do mundo, e – enquanto os poderes da cidade ignoravam o clube que também era campeão da Europa – o governo não quis deixar de homenageá-lo». Conforme é muito bem lembrado na newsletter do clube na efeméride do dia (em “Aconteceu - Dragões Diário). Como aconteceu no princípio de janeiro de 2005, quando «no Estádio do Dragão, o primeiro ministro Pedro Santana Lopes atribuiu aos jogadores e às equipas técnica e médica a medalha de mérito desportivo, enquanto os dirigentes receberam o colar de mérito desportivo. Ladeado pelo ministro Rui Gomes da Silva, Santana Lopes expressou o “enorme orgulho” de Portugal pelas conquistas do FC Porto na Taça UEFA, na Liga dos Campeões e na Taça Intercontinental.»

Recuamos assim a essa homenagem que o Governo de Santana Lopes fez ao Campeão da Europa e Mundial, em plena sala de visitas do Estádio do Dragão. Aí esse ex-Primeiro Ministro aproveitou o facto do Presidente da República de então, Jorge Sampaio, se ter recusado a condecorar os Campeões da Europa e do Mundo para tomar ele a iniciativa de homenagear o FC Porto e o seu Presidente. Uma atitude censurável do ex-Presidente da República que nem sequer se dignou receber o FC Porto depois da final de Gelsenkirchen. O equívoco foi aproveitado por Santana Lopes para colocar ainda mais tensão no autêntico clima de "guerra-fria" que mantinha na altura com o ex-Presidente da República, e do qual viria a resultar a sua exoneração como Primeiro-ministro.

Do ato ficou para a História a foto de tal ocorrência, em que, além de Pinto da Costa e Santana Lopes, são ainda visíveis (nas funções que tinham, ao tempo) o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, Sardoeira Pinto, o Ministro-adjunto do Primeiro-Ministro, Rui Gomes da Silva, e o Ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional, José Luís Arnaut.

Curiosamente, Santana Lopes conseguiu honrar assim o FC Porto umas semanas antes de Jorge Sampaio demitir o Governo até então de Santana Lopes. Mais, havendo a curiosidade de ambos, quer o Presidente das República como o Primeiro-ministro da altura, serem sportinguistas, além do então Ministro Rui Gomes da Silva ser benfiquista "aferroado" e sobretudo um portuense que se transformou lisboeta acérrimo, além de fanático anti-Porto já dos tempos em que fora atleta do Académico do Porto. Como deve ter engolido em seco ali no Dragão, nessa ocasião do reconhecimento governamental ao FC Porto…

Pinto da Costa também recebeu o Colar de Honra ao Mérito Desportivo atribuído pelo Governo ao FC Porto. Tendo como pano de fundo cenário com os trofeus das gloriosas conquistas.

Foi um momento solene com (quase) todas as figuras ligadas ao FC Porto e à cidade a marcarem presença. Estavam no Dragão representantes de todas as instituições do Norte, políticas e/ou desportivas. Claro que faltou... Rui Rio, o então presidente da Câmara Municipal do Porto e político que detesta o FC Porto, como comprovou na guerra movida à construção do estádio do Dragão.

Então Pinto da Costa encheu o peito de orgulho ao ver o FC Porto ser condecorado pelo Governo, porque Governo é Governo. O presidente do FC Porto agradeceu a homenagem e focou as palavras mais elogiosas em Santana Lopes, o primeiro-ministro que é leão, mas que vibra com os êxitos dos dragões: "Não me esqueço do seu telefonema de Praga, após a meia-final da Liga dos Campeões, ou quando estava com a família a chorar de emoção após o jogo de Manchester. Também não me esqueço da bandeira que colocou na Câmara de Lisboa em homenagem ao nosso título europeu."

Estava-se então ainda num tempo em que à frente da Comunicação oficial do FC Porto andava Acácio Valentim. Havendo sob sua supervisão decorrido o acontecimento. E bem no ato solene da receção ao primeiro-ministro, com segurança a fazer parecer um dia de jogo no Dragão e Santana Lopes a fazer-se acompanhar dos seus atentos seguranças. Como foi mesmo referido na imprensa: «Eram auriculares de todo o estilo e intercomunicadores a debitar ordens para que nada ficasse ao acaso. O zeloso Acácio Valentim, assessor de Imprensa do FC Porto, encarregou-se de ultimar todos os pormenores com o grupo que se preparava para receber as medalhas. Tudo seguiu dentro do protocolo e só não estava nas contas o som de fundo do trompete do já famoso Lourenço, um dos muitos adeptos que ficaram à porta, porque o momento era mesmo solene...»

Armando Pinto

6 comentários:

  1. Parabéns ao 1o. Ministro de então.

    ResponderEliminar
  2. parabèns Santana Lopes pela ombriedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pequenez de rui rio contrasta com a grandeza de Pedro Santana Lopes.

      Eliminar
  3. É de enaltecer o reconhecimento de Santana Lopes às conquistas europeias do F. C. do Porto contrariando a pequenez e a azia de rui rio.

    ResponderEliminar
  4. A pequenez de rui rio contrasta com a grandeza de Pedro Santana Lopes.

    ResponderEliminar
  5. A azia de rio com o reconhecimento de Pedro Santana Lopes.

    ResponderEliminar