Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 15 de junho de 2019

Curiosidades Históricas do FC Porto: O 1º Regulamento e um apontamento desenhado do início…


Poetou Pedro Homem de Melo sobre o FC Porto, no seu Aleluia, que só quem não sente o ardor da juventude (do clube) poderá olhar de olhos descuidados. E na verdade, só quem não sente o FC Porto poderá não ver, com olhos de ver, como o clube vem mesmo do século XIX, fundado em 1893.

Embora fosse só a partir que Rui Guedes levantou a questão com bastante ênfase, em 1987 (com a "Fotobiografia do Futebol Clube do Porto"), levando a que em 1988 o caso fosse à Assembleia Geral e à segunda oportunidade isso tivesse sido oficialmente reconhecido e então mesmo aprovada a idade verdadeira do clube… já na História de Rodrigues Teles, na década de cinquenta, isso ficara escrito. E mais, no jornal do clube entretanto haviam aparecido publicamente informações precisas, tendo em 1956 sido publicados alguns artigos a atestar tal facto. Apenas não houvera coragem de repor a verdade, talvez por haver já muita coisa feita com o ano da refundação. Contudo sabia-se já das origens remontarem a 1893.


Como tal, desta feita rememora-se essa valorização histórica, com gravura do primeiro Regulamento do FC Porto, conforme foi publicado no jornal O Porto de 28 de Novembro de 1956. Acrescido dum “apontamento desenhado”, conforme testemunho de Alfredo Kendall, um dos elementos que estiveram presentes na fundação e depois na refundação… a mostrar como havia sido delineado o jogo logo no início da atividade clubista.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário