Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 10 de junho de 2019

SELEÇÃO DE PORTUGAL VENCEU A LIGA DAS NAÇÕES COM DANILO E PEPE (Danilo no onze da Final e Pepe lesionado na Meia-final)


9 DE JUNHO DE 2019 é mais um dia para a história do futebol português, com a conquista da Liga das Nações. Estando na Seleção vitoriosa Danilo e Pepe, do FC Porto.

O Médio do FC Porto jogou a tempo inteiro no triunfo frente à Holanda (1-0), no Estádio do Dragão e Pepe só não jogou a final por se ter lesionado na meia-final, ficando impossibilitado de continuar no seu lugar.

Ora, então a seleção nacional venceu este domingo a primeira edição da Liga das Nações, batendo na final a Holanda (1-0), em encontro realizado no Estádio do Dragão. Danilo Pereira, médio do FC Porto, foi titular no jogo decisivo da competição. Depois de falhar o encontro com a Suíça (3-1), devido a castigo, Danilo surgiu no onze de Fernando Santos e foi utilizado a tempo inteiro. Pepe saiu lesionado do duelo com os helvéticos e não jogou a final.


De realçar que antes do jogo e depois da vitória, nos Aliados, milhares de pessoas cantaram o hino nacional na praça grande da cidade do Porto, onde por tradição são festejadas as grandes vitórias do FC Porto, e que desta vez teve outro colorido com a disputa da competição de seleções europeias na cidade do Porto.


A propósito disso, no final Danilo Pereira afirmou, na vista do espetacular ambiente para vitoriar a Seleção na Avenida dos Aliados: "Os meus colegas de seleção que vejam como é festejar na Avenida dos Aliados". Enquanto comentou a conquista da Liga das Nações: "Estamos muito felizes, era um título que ambicionávamos. Na meia-final não estivemos aquém do esperado, há equipas fortes também e combativas e ganhámos a meia-final com mérito e esta final também foi conquistada com muito mérito frente a uma grande equipa".


Deste modo é Portugal o primeiro país em futebol a vencer esta nova competição. Sendo esta a terceira final da história da seleção portuguesa, depois do desaire com a Grécia em Lisboa (1-0) no Europeu de 2004 e da vitória em França e com a França (1-0 após prolongamento) no Europeu de 2016. Agora voltou a viver um momento de glória com a vitória no Estádio do Dragão, no Porto, frente à seleção de Ronald Koeman.

A Holanda ficou, assim, no segundo lugar desta competição, à frente da Inglaterra que durante a tarde conseguiu derrotar, em Guimarães, a Suíça nas grandes penalidades (6-5), após 0-0 no tempo regulamentar e prolongamento.


A presença de Danilo e Pepe nisto fica nos anais. Como antes Danilo no Europeu de França em 2016, bem como Hernâni, Arcanjo e Barbosa na vitória do Torneio Internacional Militar de 1958, mais  os então jovens portistas nos Europeu e Mundiais de camadas jovens, etc, ficaram associados a cometimentos em nome do país e a honrarem o FC Porto, agora reforçou-se a história. Porque assim o FC Porto, apesar de tudo e contra a vontade dos do costume, fica sempre representado nos grandes momentos do futebol português.

Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário