Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Recordações do Hóquei em Patins Portista: Estreia de Jorge Câmara na equipa principal do FC Porto


O Hóquei em Patins no FC Porto, depois da fase de crescimento de estatuto e ampliação de objetivos, viu-se a passar por um período de dificuldade de recursos humanos, devido à idade de incorporação no serviço militar obrigatório por diversos elementos, sendo tempo de recrutamento de tropas para a guerra colonial. Então, depois da acensão culminada na conquista do Campeonato Metropolitano e segundo lugar no Nacional após disputa da finalíssima em pleno continente africano, em 1969, seguindo-se em 1970 quase idêntica situação de ter fugido o primeiro lugar por pormenores, chegou 1971 com conclusiva vitória na Zona Norte do Metropolitano e disputa da fase final do mesmo título continental sob ambiente de enfraquecimento condicional do plantel. Tendo aí, já sido necessário recorrer à subida de gente mais jovem, para reforço do plantel em competição, como foi o caso de Jorge Câmara, requisitado e promovido da equipa júnior.


Então, depois de tão brilhante comportamento da equipa principal do clube na Zona Norte, da 2ª fase da prova metropolitana (fase zonal), chegou a parte final na continuidade da situação do FC Porto não poder contar a cem por cento com alguns hoquistas principais, tal como sucedia com interferência da vida militar de Castro, Hernâni e Zé Fernandes, sem rotinas e com natural deficiente preparação devido à estada em seus quarteis. Juntando isso à ausência momentânea mas forçada de Ricardo, que não podia jogar por impossibilidade física. Assim começou o Campeonato Metropolitano dessa época, qual rampa de lançamento e de apuramento para o Nacional. Sendo então necessário ir ao escalão jovem buscar alguém.


Estava-se então em 1971. Tendo recaído a escolha em Jorge, jovem madeirense que viera reforçar a formação de juniores (em cuja equipa ajudou a alcançar o apuramento para o Nacional pela primeira vez alcançado pelo FC Porto nesse escalão). Levando que o mesmo esperançoso hoquista não terminasse a época de juniores em curso, para reforçar a equipa sénior com vista à classificação no Metropolitano e Campeonato Nacional. Tendo Jorge Câmara iniciado andanças com os mais velhos fazendo seu primeiro jogo como sênior na finalíssima do Campeonato de Reservas frente ao Valongo no Pavilhão do Lima, logo conquistando o Título Distrital de Reservas. Para o qual contribuiu decisivamente com três golos no jogo de tira-teimas.


E, mantendo o ritmo, logo Jorge Pestana Câmara estava incorporado na primeira equipa portista à segunda jornada do Metropolitano. Teve então sua estreia como integrante da primeira equipa diante da Cuf, um dos expoentes do hóquei nacional nesse tempo e também um dos representantes do sul na prova continental.

Essa estreia ficou registada em aquivo pessoal do autor deste blogue. Através de cuja descrição, feita em género de diário de adepto, se pode recordar a preceito. Deixando que tal narrativa manuscrita e ilustrada documentalmente com recortes alusivos (de crónicas do jornal O Porto), expresse a permanência da memória hoquista, na letra de jovem entusiasta portista…


Recorde-se também que já neste blogue consta a biografia desportiva de Jorge Câmara, conforme se pode rever (clicando) em 

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário