Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Efeméride da estreia do hóquei em patins portista em competição oficial – no início da continuidade definitiva do hóquei patinado no FC Porto


Após anterior primeira experiência anos antes, no episódico aparecimento duma equipa de hóquei em patins representativa do FC Porto durante uma época, em 1944, e mais tarde ressurgida a modalidade no seio do clube em 1955, foi já em 1956 que o FC Porto entrou definitivamente nas competições oficiais do hóquei em patins. Tendo a estreia acontecido a 1 de julho de 1956.

Antes ainda a apresentação foi feita no jornal O Porto:


E de seguida no primeiro dia de Julho do verão de 1956, entrava em rinque a equipa de hóquei patinado portista.


Então, a equipa de hóquei em patins do FC Porto estreava-se em jogos oficiais frente ao clube  Centro Universitário com interessante vitória por 9-1.

Desse tempo “falam” imagens de recortes coevos…


A partir daí começou a escalada, primeiro com a aderência de Acúrcio Carrelo (guarda-redes da equipa de futebol do FCP e que no hóquei era avançado), o qual pela sua valia depressa se tornou o primeiro hoquista internacional do clube, selecionado que foi em 1957 para a equipa de Portugal que esteve presente no Torneio das Nações de Montreux, na Suíça, onde marcou 6 golos, e depois no Europeu de Barcelona, contribuindo com dois golos para o 2º lugar alcançado pela seleção portuguesa. Com tal evidência que foi igualmente selecionado para a “Equipa da Europa” que defrontou a Espanha e aí teve ativa participação com 3 golos para os 5 com que a equipa respondeu aos 6 que valeram a vitória à homenageada equipa espanhola.

= Equipa de Hóquei em Patins do FC Porto no tempo de Acúrcio =


Depois houve o primeiro título conquistado, da 2ª Divisão e subida à 1ª Divisão Distrital...


E chegada a essa Divisão, tal posição dava acesso a possíveis disputas superiores do Campeonato Metropolitano, cujo título foi alcançado em 1969…

 = Campeões Metropolitanos !

Entretanto, antes surgira um jovem valor, de nome Cristiano, que num ápice fez convergir as atenções do mundo do hóquei e as afeições portistas para essa modalidade que ganha foros de realce no mundo azul e branco. 

= Cristiano !

E Cristiano foi assim distinguido oficialmente, enquanto se tornava um dos dois primeiros internacionais do FC Porto na seleção júnior portuguesa (Cristiano e José Castro) e um dos três hoquistas formados no FC Porto que foram Campeões Europeus (Cristiano, Fernando Barbot e António Júlio).


Muitos e bons hoquistas passaram de permeio pela secção do hóquei de patins no clube, ficando para sempre eternizada a formação que obteve primeiros resultados de monta no panorama do hóquei nacional. De tal modo que fizeram parte de cromos colecionáveis, nesse tempo.


Até que em 1982/83 finalmente o FC Porto alcançou seu primeiro título de Campeão Nacional de Seniores (pois em 1971 havia já conquistado o Campeonato Nacional de Juvenis!). No caso da equipa principal azul e branca, também em pleno mês de Julho, num quente fim de tarde em que o pavilhão gimnosdesportivo das Antas abarrotou de gente, foi então conseguido o anseio maior, ao vencer o Campeonato da 1ª Divisão Nacional, com uma equipa mesclada da experiência duns Castro, Zé Fernandes e Vale, com a juventude de Alves, Vitor Hugo e Cª.


Depois disso, Cristiano regressou ao clube, após ter andado por outras paragens e inclusive no estrangeiro, e já também com a faixa de campeão nacional novamente como hoquista do FC Porto, pousou os patins e passou a treinador, tendo com ele, primeiro, e José Fernandes, depois, o FC Porto sido Campeão Europeu. Tendo Cristiano sido agraciado com o Dragão de Ouro, galardão máximo do clube, na época dos grandes símbolos reconhecidos com a primeira lava de entrega dos Dragões d' Ouro.


Desde então, a modalidade foi crescendo no clube e assumiu posição de relevo no cômputo nacional e internacional. O palmarés atual do hóquei em patins portista é invejável: 2 Taças dos Campeões Europeus, 2 Taças das Taças, 2 Taças CERS, 1 Supertaça Europeia, 23 Campeonatos Nacionais, 17 Taças de Portugal e 22 Supertaças António Livramento.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário