Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Cristiano Medalhado: Cerimónia em que “Cultura e Liberdade do Porto inspiram atribuição das Medalhas Municipais"


A cerimónia de atribuição das medalhas municipais decorreu ao final da tarde da terça-feira 9 de julho, na Casa do Roseiral, dentro dos espaços do Palácio de Cristal. Sob mote da Cultura e Liberdade do Porto, como inspiração à atribuição das 25 Medalhas Municipais.


Numa "melhor forma de celebrar este nosso Porto", como salientou o Presidente da Câmara Dr. Rui Moreira durante a sua intervenção, esteve incluído Cristiano Pereira, o Cristiano do hóquei em patins do FC Porto e da seleção nacional de muitos títulos europeus e mundiais ao longo de sua carreira – em que, por norma, era significativa bandeira portista, como único elemento do FC Porto então regularmente chamado à seleção portuguesa.


Nesta celebração, ficaram de fora os "que têm fraca memória ou que têm saudades do marasmo", que o autarca referenciou como adeptos do "tempo em que o Porto se submeteu ao caldo provinciano, em que abdicou de ter voz, em que queria ser o melhor aluno ou o mais bem comportado de uma rua que o desprezava".


Felizmente, um tempo que pertence ao passado, porque o atual  declarou  é "certamente mais desafiante e seguramente mais arriscado". Porque neste tempo, enfatizou o presidente da Câmara, "o Porto quer fazer o seu caminho, quer valorizar os seus atributos e quer ter uma palavra a dizer. Sem queixumes". Aliás, "deixem-me dizer, tem feito o seu caminho. O Porto está a fazer o seu caminho!".

Desde 2014, a cerimónia realiza-se a 9 de julho, "dia do aniversário da entrada libertadora do exército de Dom Pedro na invicta cidade que resistiu a todos os cercos", lembrou Rui Moreira.


Não é por acaso, portanto, que o Porto "não deve temer a gentrificação". Se foi a cidade portuguesa que "mais se abriu à Europa" e também "a cidade que mais resistiu a submeter-se a ela", o seu "cosmopolitismo é capaz de competir com qualquer influência e de agregar e comprometer quem cá chega com a nossa identidade, força e firmeza", aferiu o edil.


Numa cerimónia que classificou de "simples, mas cheia de significado", o Porto distinguiu "aqueles que lhe merecem o agradecimento coletivo". O processo reuniu "consenso ético e cívico" de todas as forças políticas da cidade e, por essa razão, "não mereceu parangonas nem fez notícia", notou o presidente da Câmara. E acrescentou que, em momentos como este, o próprio cidadão entende que "devemos todos ser capazes de pôr de lado as nossas disputas e as nossas querelas".

= Cristiano, em primeiro plano, no conjunto de medalhados!

Na cerimónia o Presidente Rui Moreira foi coadjuvado pelo presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, na entrega das medalhas, em que também participaram os vereadores do Executivo municipal às 25 personalidades e entidades medalhadas pelo Município do Porto em 2019:


Medalha de Honra da Cidade
- Príncipe Amyn Aga Khan
- Alberto de Sousa Martins
Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro
- Albano da Silva Ribeiro
- Antero Joaquim Braga de Sousa
- António Manuel Sampaio Araújo Teixeira
- Arnaldo Baptista Saraiva
- Associação Comunidade de Bangladesh do Porto
- Comunidade do Bangladesh no Porto
- Associação de Karaté
- Comunidade Hindu
- Cristiano Joaquim Marques Trindade Pereira
- Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro
- José Fernandes de Lemos (Fernando Lemos)
- Grupo de Xadrez do Porto
- Henrique Luz Rodrigues
- João Luís de Mariz Roseira
- José Carlos Costa Marques
- José Manuel dos Santos Gigante
- José de Magalhães Valle de Figueiredo
- Luís Manuel de Faria Neiva dos Santos
- José Lopes Baptista (Padre)
- Rancho Folclórico do Porto
- Rosa Maria Meireles Gomes Gonçalves (Rosinha)
- Universidade Popular do Porto
- Zulmiro Neves de Carvalho


 Honra a Cristiano por tão justo reconhecimento público e oficial, com que se congratula o sentimento portista com memória.


Nota: O texto contém parcelas da narrativa oficial da página da Câmara Municipal do Porto. Tal como as fotos são da mesma proveniência, com a devida vénia.
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:

  1. É estranho e ensurdecedor não haver nada de nada do clube sobre esta atitude e homenagem, ou seja em página FCPorto.pt, newsletter Dragões Diário, Porto Canal, etc a noticiar este facto que só dignifica o FC Porto. Afinal se a Câmara louva alguém do F C Porto agora não se entende que ignorem isso. Ou o que se passa?

    ResponderEliminar
  2. Faltou a presença de alguém da direcção, que a direcção do F. C. do Porto se tivesse representado no sítio.

    ResponderEliminar