Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 21 de julho de 2019

FC Porto vencedor da 1ª “Copa Ibérica”


Em plena época de veraneio, decorreu no Algarve a 1ª edição da “Copa Ibérica”, nova prova peninsular organizada em parceira entre a Liga Portuguesa e La Liga Espanhola. Tendo esta competição sido marcada por total sucesso social e desportivo. Enquanto no caso portista teve o condão dum bom início de temporada. Pois o FC PORTO CONQUISTA A COPA IBÉRICA, prova oficial que muito orgulha quem a ganha, passando a figurar no Museu do FC Porto. Além que para já engrossa a lista de vitórias portistas e daqui a anos servirá para lembrança histórica, também.


A final, ao final do quente domingo 21 de julho, teve outra importante ocorrência: o mais novo do plantel do FC Porto, Fábio Silva, de 17 anos, fez o golo da vitória, completando a reviravolta frente ao Getafe, iniciada pelo mais velho do plantel portista, Pepe, atualmente com 36 anos.


Ora, o FC Porto garantiu a conquista da Copa Ibérica com um triunfo por 2-1 frente ao Getafe, no Estádio Municipal de Portimão. Os Dragões mantêm assim um registo imaculado nesta pré-temporada. Leandro Cabrera colocou o quinto classificado da última edição da Liga espanhola em vantagem mas o mais velho do plantel portista, Pepe, lançou as bases para a reviravolta garantida pelo mais novo, Fábio Silva, dois dias depois de ter celebrado o seu 17.º aniversário.


O que seria se este Fábio Silva tivesse continuado no Benfica… onde esteve antes, mas entretanto preferiu o FC Porto. Quanto não seria bajulado, quão aconteceu com uns Renato Sanches e João Félix… e quanto valerá futuramente. Mas Deus queira que continue muito tempo no FC Porto, para dar continuidade à existência de valores superiores, na linha de Pinga, Araújo, Hernâni, Fernando Gomes, Madjer, Falcao e Cª


Embora sem embaiderar demasiado, importa que isto tem que se lhe diga... Assim como Fábio Silva terá de ter os pés bem assentes e a cabeça no sítio, por tudo e mais alguma coisa. Sem se queimar etapas, dando tempo ao tempo, e valor ao que tem valor.

Sendo bom e melhor entrar a ganhar, agora que seja para continuar. Na satisfação de mais uma grande vitória.


Isto é o que interessa, para já. E conta para a história, ficando esta Copa Ibérica na memória portista e extensivamente do futebol ibérico. O resto, quanto a pormenores, estarão narrados de variadas formas e feitios nos diversos meios de comunicação, com maior ou menor destaque e verticalidade, conforme a honestidade e veracidade de cada órgão, ao jeito do que cada casa gasta.


Neste cantinho regista-se o que nos dá mais uma alegria, perante mais uma importante vitória.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário