Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Memória portista da vitória internacional antecedente à II Grande Guerra Mundial…


A 2 de Julho de 1939 o FC Porto recebeu em seu recinto de jogos e venceu expressivamente o Alavés, de Espanha, naquele que seria o último jogo internacional dos Dragões antes da II Guerra Mundial. «O facto está registado na AT "Azul ao Fundo do Túnel", na vitrina "Vitórias Sobre a Guerra", no atual Museu do FC Porto.»

Com efeito, nesta data de há oitenta anos (na conta atual de 2019), no Campo da Constituição, o FC Porto batia os espanhóis do Alavés por 5-2, em tempo de falta de contactos internacionais por via oficial, resultando disso a organização de jogos organizados por acordos inerentes, em cada caso. (Como, por exemplo, anos antes, em 1935 o FC Porto venceu o Bétis por 4-2, numa primeira experiência de Taça Ibérica). Resultando do encontro em disputa ao correr do verão de 1939, que na ocasião, embora sem se saber obviamente, esse seria o último jogo internacional ocorrido na cidade do Porto antes de rebentar a Segunda Guerra Mundial. Carlos Nunes, por duas vezes, mais Artur Pinga, Lopes Carneiro e Costuras, foram autores dos cinco golos do campeão português.


Por esse tempo já a equipa principal do FC Porto equipava com as camisolas das duas listas azuis, que vigoraram depois largas décadas e se tornaram as mais tradicionais. Mas na ocasião foi usado um equipamento alternativo, possivelmente para diferenciar do adversário. Estando ainda de fresco os acontecimentos que dias antes se deram em Lisboa com o tal jogo, a contar para a Taça de Portugal, em que o presidente do FC Porto teve de mandar a equipa abandonar o campo (em enérgica tomada de posição do Dr. Ângelo César Machado, no campo das Amoreiras), tal a roubalheira verificada e as várias peripécias que ficaram para a história. Mas com a equipa que vencera o Campeonato em Portugal a superar tudo e agigantar-se perante um valoroso contendor vindo do país vizinho.

O caso do jogo internacional, que é o que se recorda com apreço, está devidamente registado, ilustrado e demonstrado no Museu FC Porto by BMG. Comprovando como num espaço memorando como esse, de afetos portistas, tudo deve constar para não deixar perder nada da memória plena do grande FC Porto, cuja memoração e extensiva celebridade perene tanto diz a tanta e boa gente.


[Obs.: Imagens da página “Museu FC Porto”]

Desse mesmo jogo de 1939, entre os então Campeões de Portugal e Espanha, como reforço descritivo junta-se a crónica respetiva que consta da obra "Glória e Vida de Tres Gigantes", edição em fascículos do jornal A Bola. Pois que, sabendo-se o que aquela casa gasta, mesmo sendo A Bola adversa ao FC Porto, teve de descrever tudo como a pegar com jeito... quão, sem dizer bem, também não conseguiu dizer mal.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário