Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 3 de março de 2020

Alexandre Magalhães – histórico e carismático capitão do hóquei em patins e diretor do FC Porto – Um Sócio Honorário Portista com 80 anos de vida!


Não é todos os dias que fazem oitenta anos pessoas que nos foram ou são familiares aos sentidos, ainda que não de sangue mas por afinidades. Como acontece com o sr. Alexandre Magalhães, antigo hoquista, primeiro, depois treinador do hóquei, e por fim Vice-presidente do FC Porto.

Está pois de parabéns o histórico capitão do Hóquei em Patins do FC Porto Alexandre Magalhães, o carismático hoquista que foi preponderante na evolução do hóquei patinado dentro do clube. Atleta que viveu os tempos do crescimento da modalidade no FC Porto, desde finais da década de cinquenta, passando pela década de sessenta, até ter pousado o stique e os patins já em 1970. Tendo mais tarde como dirigente estado no período de crescimento maior também do clube, passando a ser Vice-presidente a partir de 1982 e até finais da mesma década de oitenta, acompanhando Pinto da Costa.

Nascido no Porto a 3 (três) de Março de 1940, Alexandre José Silva Rodrigues Magalhães perfaz pois, neste dia de 2020, seus 80 anos de vida!


Alexandre Magalhães, sempre foi um associado portista ativo, acompanhante de tudo o que respeitava ao FC Porto. Tendo de seus tempos de juventude ficado para a história clubista uma foto de um grupo de adeptos que foram a Torres Vedras ao último e decisivo jogo do Campeonato de 1958/59, o do caso Calabote. Entre os quais estava Alexandre Magalhães (terceiro em cima, da foto, a contar da esquerda) e Nuno Pinto da Costa (no lado direito da mesma, com uma bandeirinha, como era uso ao tempo, em vez dos atuais cachecóis).


Já então Alexandre Magalhães evoluía no rinque da Constituição, tendo antes até tido como colega de equipa Acúrcio Carrelo (ao tempo avançado de hóquei e guarda-redes da equipa principal de futebol), o qual acabou depois, à chegada do profissionalismo, por ter optado ficar apenas como guarda-redes de futebol, sagrando-se também campeão nesse jogo com o Torriense.  

Chegados os inícios da década dos anos 1960, o hóquei patinado portista passou por novas faases, sempre com Alexandre Magalhães a impor-se na equipa como um dos seus mais lídimos representantes. Sendo de recordar algo dessas temporadas através de algumas imagens memorandas e uma entrevista elucidativa desses lustros. Tais como:

- Em fevereiro de 1964 - (vendo-se) Alexandre Magalhães ao lado do treinador Domingos Perdigão, testemunhando no rinque da Constituição o ato simbólico da tomada de posse dos então novos seccionistas do Óquei em Patins (como se escrevia à época). Quando o anterior Chefe de Secção deu lugar a José Rodrigues Pinto (depois dos seccionistas Carlos Pinto e Jorge Nuno Pinto da Costa se terem demitido, anteriormente) e o novo Chefe de Secção escolheu o então regressado Jorge Nuno para diretor, entre seus colaboradores, ali presentes também.

- Em Outubro seguinte, depois de Alexandre Magalhães ter feito já parte da Seleção do Norte, aconteceu ter sido dispensado da Seleção Regional, perante cenário derivado de se ter mantido fiel ao clube e não ter aceitado ir jogar no Académico do Porto – conforme ele contou no jornal O Porto em entrevista após haver sido selecionado para os treinos e depois dispensado, em 1964.


Jogara Alexandre Magalhães entretanto junto com Brito e outros que deram primeiro título Regional da 1ª Divisão ao Hóquei portista. Tendo mesmo feito parte de diversas equipas da Seleção da Associação do Porto em jogos com congéneres associações de patinagem. E passados anos, com Cristino, Leite, Ricardo, Hernâni, Castro e novamente Brito, entre outros, esteve na ascensão do hóquei alvi-anil, até que em 1969 adveio o título Metropolitano. Num longo percurso em que foi sempre Capitão da equipa do FC Porto.  


Depois de tão assinalável carreira desportiva, tendo ao serviço do FC Porto sido Campeão Regional e Metropolitano (título antigo de Nacional da Metrópole, quando havia uma fase final com as equipas campeãs das províncias ultramarinas), Alexandre Magalhães viria ainda a servir o clube como treinador de hóquei, em 1970, substituindo Laurentino Soares aquando da grande vitória com o Reus de Espanha, no Porto.

= Em Julho de 1970 treinador no jogo com o Reus

Passados esses tempos, regressaria volvidos anos, como diretor.

Então, foi por assim dizer, um dos principais diretores das primeiras gerências presidenciais de Jorge Nuno Pinto da Costa. Tendo sido ele, como presidente do Conselho Cultural, que em 1985 esteve no lançamento do galardão clubista Dragão de Ouro, assim como teve a seu encargo a colocação no estádio das Antas dos painéis eletrónicos, populares marcadores de resultados e de publicidade, assim como com a colocação dos torniquetes das entradas. Tal qual teve papel importante no empreendimento do rebaixamento do estádio, para maior lotação. Bem como esteve no impulso dos primeiros congressos do universo portista.

 = Dezembro de 1983 a cicerone da Visita de Ramalho Eanes, aquando da condecoração ao FC Porto com a comenda da Ordem do Infante

= 1ª Congresso das Filiais e Delegações do FC Porto, a 9-10-11 de março de 1984. Alexandre Magalhães na Mesa do Congresso, sendo responsável da coordenação geral.

Reportando às suas funções de diretor, no Suplemento do Jornal de Notícias de 19-12-1986 foi reconhecido como grande empreendedor desse setor, ao tempo.


Esse empenho clubista levou a ter estado no período áureo da elevação portista, culminando na primeira  conquista do FC Porto na Taça dos Campeões Europeus de futebol, assim como nas primeiras Taça das Taças e Taça dos Campeões Europeus de hóquei em patins.  


Assim em leves pinceladas escritas, fica um pequeno currículo de Alexandre José Magalhães como homem do FC Porto.

Atualmente desempenha, no âmbito profissional de industrial, o lugar de Vice-presidente da Assembleia Geral da AEP (antiga Associação Industrial Portuense), atual Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria. Enquanto como apoiante do FC Porto, além de associado de longa data, é também acionista.


Recentemente esteve em convívio com os seus antigos colegas do hóquei do FC Porto em comemoração da passagem de 50 anos da conquista do Campeonato Nacional Metropolitano.


Sendo que oitenta anos é uma idade bonita, como se diz popularmente, saudamos o carismático “Magalhães do Porto” nesta data de seu 80º aniversário. Com este singelo artigo, narrando algo provindo da antiga admiração de entusiasta do hóquei patinado portista e posterior acompanhamento da vida do FC Porto ao longo dos tempos.  


Ah… e é Sócio Honorário do FC Porto (cuja elevação foi aprovada em Assembleia Geral de 14-6-1985)!

Nota Bene - Uma curiosidade apenas conhecida das pessoas que ao tempo acompanhavam de perto o hóquei em patins do FC Porto:

- Quando o “Capitão” Magalhães deixou de jogar, em princípios de 1970, o então diretor das modalidades amadoras e atual presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, comunicou ao histórico hoquista que a Direção na altura lhe queria fazer uma festa de homenagem. Alexandre Magalhães recusou, alegando que tudo tinha valido a pena, por ter tido o privilégio de vestir a camisola do nosso clube. A Direção, presidida por Afonso Pinto de Magalhães, de imediato convocou-o então para estar presente num plenário da Direção, a que ele naturalmente foi, correspondendo embora sem saber a razão. Disseram-lhe aí que era a segunda vez que o faziam por razões que entendiam ele bem merecer, e no final ofereceram-lhe uma caixa de prata, que obviamente ele guardou com muita estima.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

4 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de saber o que tenho que fazer para ter uma parceria com o seu blog!?
    Tenho um blog onde mostra a historia em imagens do FC Porto!
    👉 https://fcportovintage.blogspot.com/

    O meu email: danielcb.dcb@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns do também ex-hoquista Carlos Alves. Bonita idade. Que continuemos a festejar muitos e bons anos Magalhães.

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns Alexandre Magalhães. Arbitrei muitos jogos seus. Passe um dia muito feliz. Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Vejo agora e isto merece um comentário mesmo tardio. Não tinha ideia da idade deste senhor, mas afinal é ainda mais novo uns anos que o presidente Pinto da Costa, seu antigo colega. E ainda dois valores do hóquei do FCP, como vimos um a jogar e outro a ditigir. Os dois formavam uma boa dupla, foi penas terem-se zangado, quando até eram compadres visto o sr. Alexandre Magalhães ter sido escolhido pelo amigo para padrinho do seu filho. Quando estiveram juntos na Direção do FCP foram os tempos mais produtivos do nosso clube. Lamento estarem de costas voltadas, quem sabe um dia o presidente ainda volte atrás, como fez com o filho, entre vários exemplos.
    JC

    ResponderEliminar