Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 21 de março de 2020

Recordando: Inauguração do Pavilhão de Treinos das Antas, em 1970 – Efeméride do dia.


À entrada da Primavera de 1970, em plena primavera marcelista, quando no ar começava a haver alguns ares novos (quais sinais do que viria a acontecer cerca de quatro anos depois com o 25 de Abril) foi a 21 de Março aberta solenemente a porta do primeiro pavilhão de treinos na então cidadela das Antas que a Direção de Afonso Pinto de Magalhães estava a edificar. Sendo que nesse dia o dinâmico Presidente Pinto Magalhães inaugurava o Pavilhão de Treinos para as modalidades junto ao Estádio das Antas, de modo a ali começar a haver onde os atletas das modalidades de pavilhão se pudessem treinar “em casa”, com todo o mundo portista junto, sem se ter de andar pelo rinque da Constituição, ao ar livre, bem como pelo Ginásio da Rua Alexandre Herculano, instalações também do clube, mas sobretudo por recintos cobertos alugados para efeitos de jogos, como pavilhões de outros clubes, arrendados para jogos na condição de clube visitado.


Tal amplo recinto, nas  Antas, sem bancadas mas apenas com pequenos espaços laterais às marcações para hóquei em patins, andebol, basquetebol e voleibol, além de dependências de apoio (albergando durante anos os espaços administrativos e logística das secções das modalidades de pavilhão), também serviu depois para grandes Assembleias, sessões solenes e banquetes comemorativos e de homenagens.


Esse então novo pavilhão, mais tarde, já no tempo de outra Direção, viria a ser oficialmente chamado de Pavilhão Afonso Pinto de Magalhães em homenagem ao presidente responsável pela sua construção (tal como o primeiro de jogos do FC Porto, ou seja o seguinte Pavilhão Gimnodesportivo das Antas, como era chamado quando foi construído em 1973, viria já no tempo da presidência de Pinto da Costa a ser chamado Pavilhão Américo Sá, recebendo assim o nome do presidente do tempo da sua construção. Como o original Campo de Treinos de futebol, também conhecido por Secundário nº 1, depois que houve mais de treinos na cidadela das Antas, passou a ser chamado Campo Dr. Cesário Bonito).

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário