Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Uma exposição de pintura nas comemorações do Centenário do FC Porto


 Como se diz dos valores da vida que nem só de pão vive o homem, também na valorização do apreço clubista não se pode apenas viver do que ressalta das bolas do futebol, do hóquei, do andebol, etc. ou do que os ciclistas alcançam a pedalar, mais do que a Direção consegue fazer, ou o que a comunicação do clube pretende expressar, entre a diversidade de atenções. Quão acontecem outras visões em realizações de outro alcance, como iniciativas e realizações a possibilitar diferentes olhares pela diversidade do mundo portista, incluindo temas de cultura fora dos campos do desporto.


Assim sendo, apraz desta vez relembrar que ao longo dos anos muitas foram as exposições concretizadas à visão geral, por exemplo, em diferenciados locais e a cultivar temas espalhados por diversos motes, embora naturalmente sempre com algo do FC Porto presente. Ou não se entenderia, pois para outras causas lá estarão correspondentes agentes interessados nas respetivas motivações. E, por entre tais mostras que têm tido lugar sob auspícios portistas, vem desta feita à memória uma mostra de pintura inserida no programa comemorativa dos cem anos do FC Porto.


Pois então, tendo decorrido ao longo do ano de 1993 um vasto programa comemorativo do Centenário do FC Porto, foi inserido nessas comemorações também alguns números de exposições variadas, entre as quais uma mostra coletiva de pintura com tema da relação do desporto através do FC Porto com a cidade do Porto. Realização essa que foi montada num hotel da cidade, visto ao tempo ainda o clube não ter espaços adequados nas suas instalações desse tempo. (À falta de salas próprias nos baixos das bancadas do estádio das Antas, como agora existe no estádio do Dragão com os espaços de exposições temporárias do museu.)

Dessa exposição foi na ocasião distribuído um Catálogo, que por algum motivo não chegou a nossas mãos, como adepto residente algo longe do Porto, contrariamente ao que nesse tempo ocorria em que as publicações do clube eram enviadas aos sócios que requeressem essa distribuição. Mas do qual, mesmo assim, se pode juntar uma devida ilustração por meio de ser visível num espaço de apreço da blogosfera portista.

= Frente e verso do Catálogo da Exposição Coletiva de Pintura "Porto Cidade/Porto Clube", levada a efeito pelo Conselho Cultural do Futebol Clube do Porto, no dia 25 de Março de 1993 no Ipanema Park Hotel, integrada nas comemorações do Centenário do Clube. (Imagem publicada no blogue “dragãodoporto”)

Assim, no dia 25 de Março de 1993 teve início essa mostra coletiva de pintura incluída nas comemorações do centenário do FC Porto. Cuja exposição, que teve lugar no Ipanema Park Hotel, era constituída por trabalhos de artistas ligados ao clube e/ou à cidade.

Dessa mostra recorda-se a sua realização através de trecho de reportagem ao tempo impressa na revista Dragões (em peça que igualmente reportava uma exposição fotográfica, com o mesmo tema mas em foto-registos, acontecida noutro local dois dias depois desta mostra de telas artisticamente pintadas).


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário