Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Casillas: Guarda-redes campeão europeu, mundial, espanhol e português, na História no FC Porto !


Iker Casillas (Casilhas, à portuguesa) termina neste dia 1 de julho de 2020 a sua ligação contratual ao FC Porto como futebolista profissional, acabando assim a sua carreira de guarda-redes, na sequência do episódio clínico do enfarte de miocárdio sofrido em 2019. Mas, apesar do pouco tempo que foi possível estar ao serviço do FC Porto, desde julho de 2015, tendo jogado até maio de 2019, e acabado o contrato agora ao final de junho de 2020, fica na História do FC Porto como um dos guarda-redes que mais honra o sentimento portista. Tendo sido gratificante o facto de ter sido do FC Porto este Casillas, guarda-redes famoso, campeão e capitão da seleção espanhola, campeão europeu e mundial por Espanha e pelo Real Madrid, que depois veio para o FC Porto também ser campeão em Portugal, com a camisola do FC Porto.


Quando Casillas chegou ao Porto foi uma surpresa quase mundial e logo trouxe expetativas internacionais sobre o panorama do futebol portista. Tanto que aquando da sua chegada à cidade Invicta esperavam-no, além de muitos portugueses, grande número de jornalistas espanhóis, que aproveitaram para tentar saber o que era feito do guarda-redes que Di Stefano considerara um dos melhores que viu jogar, por saberem que o antigo guarda-redes Américo havia sido grande guardião do FC Porto, antecessor de outrora portanto do Iker Casillas. E Casillas soube bem preencher esse lugar de honra, na linha de grandes guarda-redes que o FC Porto teve ao longo dos tempos, desde Siska, Soares dos Reis, Barrigana, Acúrcio, Américo, Tibi, Fonseca, Zé Beto, Baía, Helton, etc.


É certo que na época de sua chegada, valha a verdade, houve alguma relutância de adeptos mais acérrimos de Helton e inclusive Casillas nos primeiros tempos esteve quase à prova para certa franja da comunicação social, também porque os simpatizantes dos clubes adversários naturalmente não gostaram de ver um nome tão prestigiado a reforçar o clube rival. Mas a grande valia e carácter de Casillas conseguiu superar tudo e acabou por se impor, vincando mais ainda as suas qualidades de grande senhor das balizas.


Ora, Casillas fica no pódio dos grandes guarda-redes do FC Porto de sempre e, para já, inclui o rol dos guarda-redes com melhores números relacionados com as prestações dos melhores, embora sem se poder fazer bem uma comparação perante o menor número de anos, no seu caso, e noutros casos a menor quantidade de jogos que antigamente eram realizados. Contudo, tal como o algodão não engana, basta ver e saber os que ficam na memória comum para conclusão moral da história.


Porque Casillas foi alguém e é especial na História do FC Porto, memoriza-se aqui isto, com dados e números, através de recortes de interessante registo referencial publicado no jornal O Jogo, nesta data de 1 de julho de 2020.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens digitalizadas )))

1 comentário:

  1. Iker Casillas soube sempre estar no Futebol Clube do Porto. Um enorme Atleta com todos os títulos possíveis de consquistar, soube sempre que o Clube é mais importante que o individual. Fez seu o Futebol Clube do Porto, tornou-se Portista desde o primeiro minuto que vestiu a camisola Azul e Branca. Tudo o que mostrou na selecção Espanhola e no Real Madrid, mostrou no Futebol Clube do Porto até uma infeliz e pouco normal lesão o ter afastado dos relvados.
    Não ficou por aqui.
    Iker Casillas tornou-se Tripeiro por adopção. Não nascendo no Porto, fez do Porto a sua cidade e usou de todos os meios de que dispõe para divulguar o Porto, para chamar ao Porto toda a Espanha, para chamar ao Porto todo o mundo.
    Iker Casillas mostrou ao mundo a vida no Porto, o que é viver no Porto, a beleza do Porto e das gentes do Porto.
    O Futebol Clube do Porto ganhou com a presença de Casillas na sua baliza, a cidade do Porto ganhou em Iker Casillas um embaixador enorme e singular.
    Muito deve a cidade do Porto a Iker Casillas.
    Pela minha parte, obrigado iker.
    Um grande obrigado e até já quando nos encontrarmos de novo na Foz.
    Obrigado Iker Casillas

    ResponderEliminar