Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

70º Aniversário de António Júlio – antigo hoquista do FC Porto Campeão Europeu de Juniores por Portugal e Campeão Metropolitano sénior pelo FC Porto

Hoje faz anos o Júlio do Hóquei do FC Porto, como se associa mais facilmente o nome de António Júlio dentro da história do FC Porto, como hoquista com nome vincado no historial do hóquei em patins azul e branco.

Nascido a 28 de setembro de 1950, António Júlio Silva nasceu no Porto, então em dia histórico do FC Porto, fazendo anos nesta data também de aniversário da fundação do clube, muito antes naturalmente.

Júlio foi hoquista iniciado no FC Porto, com percurso de atleta desportivo sempre dentro do clube da Constituição e das Antas, tendo feito parte do escalão de juniores portistas junto com Cristiano, colega e amigo que depois foi novamente encontrar nos seniores (pois Cristiano subiu mais cedo ao escalão sénior e entrou ainda muito novo na equipa principal, das chamadas primeiras categorias). Tendo ambos, mais Fernando Barbot, sido os primeiros campeões europeus do FC Porto formados no próprio FC Porto – junto com Castro, que viera do Marítimo da Madeira, e já todos do plantel sénior ainda com idades de juniores, quando os quatro foram Campeões no Campeonato da Europa de 1969 na Seleção Nacional Júnior.

Depois, Júlio foi também Campeão Metropolitano já em seniores, fazendo parte da equipa que em 1969 venceu o Campeonato Metropolitano (o Nacional da Metrópole, à época em que havia por fim uma fase final com os campeões das províncias ultramarinas).

Numa carreira significativa e alongada pela década de 70, Júlio incluiu a equipa principal do hóquei do FC Porto em períodos de diversas composições do plantel, tendo tido companheiros desde os históricos Alexandre Magalhães, Cristiano, Joaquim Leite, Hernâni Martins, José Ricardo, Brito, Castro, José Fernandes, passando por Graça, Fernando Barbot, Luís Caetano, José Manuel, Jorge Câmara, Augusto, até Orêncio, Vítor Francisco, Campos, Vale, Chalupa, Reis, etc.

O percurso de António Júlio acompanhou a evolução do hóquei portista nos tempos da afirmação da modalidade dentro do clube, e como tal será desnecessário maior desenvolvimento, visto estar já referido em anteriores crónicas sobre a história do hóquei em patins no FC Porto, neste blogue particular. Merecendo contudo uma referência à parte, por António Júlio ter sido o vencedor duma taça com o nome do autor deste mesmo blogue, na festiva ocorrência do Dia do Hóquei em Patins do FC Porto, em 1971.

Ora, nessa festa do hóquei portista, em que houve diversos números competitivos e de lazer dentro do programa, foram postas em disputa taças com nomes assim distinguidos. Como se pode recordar por uma legenda do jornal O Porto que está entre material de recordação pessoal num quadro…

Assim sendo, sem saber se essa taça ainda existe ou não, mas existindo ainda memória do facto, se recorda essa curiosidade, que vem a propósito nesta data de seu aniversário natalício. Na oportunidade de enviar ao António Júlio um abraço de parabéns

ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens )))

3 comentários:

  1. Obrigada Armando Pinto pelo artigo fiquei muito contente por ler este artigo sobre o meu tio Júlio

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de confirmar se o António Júlio foi professor, penso que de matemática na
    Escola Secundária de Ermesinde em 76 ou 77.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de confirmar se o Júlio foi professor, penso que de matemática, na Escola Secundária de Ermesinde em 76 ou 77.
    Obrigado

    ResponderEliminar