Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 20 de setembro de 2020

Vitoriosa entrada do FC Porto no Campeonato da I Liga: mais um triunfo sobre o Braga, na linha histórica dos Porto-Braga da primeira jornada!

FC Porto 3 - 1 SC Braga



21' Castro [0-1]


45+1' Sérgio Oliveira [1-1]

45+4' Alex Telles [2-1]

92' Alex Telles [3-1]


Mais uma vez se repetiu a história e manteve a tradição: Iniciado o Campeonato Nacional com um Porto-Braga, o FC Porto venceu. Tal como aqui neste blogue foi lembrado e vincado no artigo de antecipação do jogo, ainda a meio da semana, sempre que o primeiro jogo do FC Porto no Campeonato foi na condição de visitado pelo Sporting de Braga. E assim voltou a suceder, desta vez, no jogo inicial da prova no reduto portista, tendo o jogo de estreia da época para as equipas principais dos dois emblemas, entre FC Porto e Braga, resultado em saborosa vitória do FC Porto sobre o clube arsenalista do Minho, agora na atual Liga portuguesa.

Curiosamente, e de modo sintomático, na comunicação afeta ao regime e entre adversários tanto lembraram que o Braga ganhara os últimos jogos ao Porto (sem serem de começo de época, obviamente) que desta vez virou-se o feitiço… e Braga e os outros levam que contar!

Assim, o FC Porto começa bem o Campeonato! Apetecendo perguntar: - e então que tal…?!

Quem não começou nada bem, além dos antecedentes, foi a comunicação social sulista e elitista, já a tentar arranjar falsos argumentos para a superioridade que a equipa azul e branca demonstrou… e sobretudo a SPORTTV, em cuja transmissão direta houve linha de fora de jogo para eventuais centímetros no golo anulado ao FC Porto (enquanto no outro anulado ao Braga em 9 centímetros a linha mesmo que torta não conseguiria falsear isso…), mas não apareceu qualquer linha nas imagens do golo do Braga, em jogada duvidosa. E estranhamente, sendo os dois penaltis descarados e indiscutíveis, no comentário televisivo ao jogo houve um ditote de que o Taremi sabia como sacar penaltis assim... Será diferente agora por ser do FC Porto, quando em Famalicão os penaltis sobre ele eram indiscutíveis?!

Com tudo isso, fica demonstrado mais uma vez que o FC Porto tem se ser muito superior e marcar golos suficientes para superar estigmas dos que sejam anulados. E, fica a boa sensação de ser um bom início de campeonato, numa boa entrada na I Liga.

Curiosidades:

- Na imagem a equipa inicial, ainda só com jogadores campeões nacionais em título. 


Aos quais se juntaram outros depois, nas substituições, tendo-se estreado já dois dos novos reforços. Então Mehdi Taremi e Zaidu fizeram a sua estreia com a nossa camisola do FC Porto.

👉Taremi é o primeiro jogador iraniano a jogar pelo FC Porto;

👉 Zaidu é o terceiro nigeriano, após Mikel e Chidozie.


Mesmo sem público, na generalidade, conforme as determinações da DGS (Direção Geral de Saúde, ainda que por vezes se confunda com DGS da antiga polícia política da defesa de segurança do Estado), o estádio do Dragão mstrou-se imponente. Com a decoração de tapamento às cadeiras obrigatoriamente vazias, por causa da pandemia vigente. 

O Paraíso existe... com a sensação que o Dragão dá, mesmo. Tal como quem se sente bem no santuário de Fátima, o estádio do Dragão é algo sensível, só de lá estar. E mais especialmente ainda quando o FC Porto ganha. 

OBS.: Imagens da página Facebook do FC Porto (com exceção de uma, essa da página de Diogo Faria). Mas texto do autor deste blogue.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário