Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Recordando: Apresentação da proposta de origem do rinque de patinagem do campo da Constituição


No dia 8 de Setembro de 1913 os associados do FC Porto António Martins Ribeiro, Joaquim Pereira da Silva e Manuel Ribeiro da Silva apresentaram em Assembleia Geral uma proposta para a construção de um rinque de patinagem no campo da Constituição, dentro dos muros do recinto e ao lado do retângulo de futebol, inteiramente à sua custa. A inauguração aconteceria cerca de oito meses depois, em maio de 1914. Passando nas mesmas instalações desportivas a haver então um primeiro rinque de patinagem, que mais tarde foi também para o basquetebol, hóquei em patins e voleibol (no tempo em que essas modalidades eram jogadas ao ar livre), enquanto o espaço do futebol albergaria mais tarde os jogos de andebol de onze e alguns eventos.


Disso, melhor que qualquer divagação de reconstituição histórica, descreve bem o facto o que ficou escrito por Rodrigues Teles na sua História do FC Porto (tendo em atenção o tempo em que foi escrita essa obra, nos inícios dos anos 50, resultando que o histórico rinque ainda tinha apenas 40 anos de existência).


= Aspeto panorâmico do Campo da Constituição, com vista sobre o antigo rinque de patinagem, onde também se desenrolavam jogos das equipas do F C Porto, ainda naquele tempo - estando, na ocasião da fotografia, a decorrer um treino de hóquei em patins. =

Sabendo-se que na evolução dos tempos houve diversas transformações e alterações no espaço polivalente do complexo desportivo da Constituição, fixa-se visualmente antigos aspetos do recinto, em imagens coevas.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário