Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 6 de setembro de 2020

Cinquentenário do 2º Título Europeu de Cristiano no Campeonato da Europa de Juniores em Hóquei em Patins - Novara/1970


Passa neste ano de 2020 a conta redonda de cinquenta anos desde que em 1970 a Seleção Nacional de Juniores de hóquei em patins alcançou mais um título europeu, ao vencer o Campeonato da Europa disputado em Novara, na Itália. Sendo esse o segundo alcançado por Cristiano, um dos que repetiu a presença e consequente título do ano anterior. Obviamente que também conquistado por uns poucos mais dos que voltaram a ser selecionados e estavam dentro da idade da categoria de juniores, além de todos os outros, mas como as entidades oficiais e mesmo a comunicação social deixa passar estas efemérides jubilares, num espaço como este compete mais referir o caso que nos toca, ainda que aflorando de passagem tudo e todos.


Naturalmente este ano não tem sido possível comemorar condignamente esse e outros acontecimentos, devido às restrições sociais derivadas da pandemia do Covid-19. Mas não pode passar em claro, ao menos como referência. Não tendo havido entretanto qualquer publicação a assinalar o facto, porque entretanto passou o mês da efeméride, tendo sido em Maio de 1970 que se realizou esse Europeu Júnior de hóquei patinado, faz-se aqui e agora uma rememoração.


Depois do Europeu de 1969 ganho em Vigo, foi assim de enfiada que em 1970 Portugal conseguiu bisar o título, no 10º Europeu da categoria. Obtendo por conseguinte esses dois seguidos, a juntar a outros dois anteriores já em anos distantes, um em 1953 na primeira edição da prova, e outro em 1960 à quarta vez.


De realçar que esse campeonato de 1970 teve dificuldades acrescidas nas condições em que se desenrolou, havendo sido sempre jogado sobre calor intenso entre os 35 graus e os 40 graus. Segundo testemunhos de quem lá andou em rinque, as bolas estavam em gelo e só podiam ser utilizadas o máximo de cinco minutos, porque o piso da pista (rink, como se dizia à época) era em cimento (mosaico).

Ora, de tudo isso, pode reter-se a história correspondente através do que um jovem dessa época guardou em arquivo pessoal, por meio de recortes e narrativa pessoal retirada de leitura de jornais.


Como tal, embora com letra manuscrita pelo punho do autor, então ainda jovenzito, fica algo disso mesmo.





Extensivamente, merece relevo o que referiu o Capitão Cristiano em conversa publicada pelo jornal O Porto, após o Europeu de 1970:




Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

3 comentários:

  1. O meu pai fala muito dessa participação que ele tive na seleção campeã de 1970 de Juniores em Novara. Quantos Jogares dessa seleção ainda estão vivos?

    ResponderEliminar
  2. Ola tudo bem? Eu vi aqui no seu blogue recortes jornais dos campeões europeus de Juniores de 1970 em Novara Italia. Onde o meu pai foi campeão. Eele o meu pai era um dos angolanos que foram junto, francisco fragata. Será possivel juntar essa equipa campeã num juntar 😃?

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipe.
    Claro que sim.
    Envia no.tmv pf.

    ResponderEliminar