Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

FC Porto-Braga: 1º jogo da época dos dois, em jogo grande da jornada – Historial dos respetivos confrontos na abertura do Campeonato…

O encontro entre o FC Porto e o Sporting de Braga no estádio do Dragão abre o campeonato de futebol maior da nova época para as duas equipas, num embate que é também o jogo mais importante da jornada e primeiro grande jogo da época. Mas este não é propriamente caso inédito, repetindo alguns outros jogos iniciais de épocas anteriores, embora algo distantes no tempo. 

Ora, enquanto na comunicação social afeta ao regime, na vã tentativa de influenciar psicologicamente qualquer coisinha, tem havido sistemáticas lembranças do FC Porto não ter ganho os mais recentes encontros jogados entre as equipas principais dos dois clubes, há que lembrar também (como quando convém aos adversários é lembrado, noutras ocasiões similares doutros clubes) que das vezes que o primeiro jogo da equipa portista no Campeonato Nacional, atual Liga, foi com o FC Porto a receber o Braga, a vitória pendeu para as cores azuis e brancas.

Na jornada de estreia do campeonato há então esse duelo, desta feita entre o atual campeão nacional e o terceiro classificado da época anterior. Algo que revela de imediato a dificuldade que se depara entre ambos. Tal como na atualidade este início é de arranque ao objetivo da revalidação do título, por parte do FC Porto. Algo que noutras épocas pode ter ocorrido em situações distintas, mas sempre em jogos difíceis, como se diz. Apenas com a diferença que, devido à pandemia atual, desta vez o jogo não terá entusiasmo da presença do público, face às restrições emanadas das entidades governamentais – ao invés das permissões nas touradas e espetáculos em recintos abertos e fechados, além de eventos políticos, etc. e tal…

Assim, calha a preceito recordar vezes anteriores em que o primeiro jogo do FC Porto no Campeonato Nacional foi em casa com o Braga. Incidindo as atenções da recordação apenas para o Campeonato Nacional, como tal. Tendo sido, até agora, três as ocasiões em que o jogo Porto-Braga foi primeiro prato servido no recinto do FC Porto para a prova maior do futebol português: 

= Golo de Custódio Pinto - o "Cabecinha de ouro" do FC Porto!

- Em 1968/69, a 8 de setembro de 1968, com vitória do FC Porto por 1-0 (golo de Custódio Pinto); em 1994/95, a 21 de agosto de 1994, perante nova vitória do FC Porto, aí por 2-0 (através de golos de Rui Filipe e Kostadinov, no arranque da série que levou ao Penta único em Portugal) e em 2003/04, a 17 de agosto de 2003, repetindo a dose de 2-0 a favor do FC Porto (por meio de golos de McCarthy e Derlei). Tudo em jogos no estádio das Antas.

(Antes disso, em jogos de estreias de provas, no Porto, tinha havido logo em 1929 um FC Porto-Braga mas para o antigo Campeonato de Portugal, jogado na cidade do Porto para a 1ª eliminatória desse chamado campeonato antecessor da Taça de Portugal, em jogo com o FC Porto como anfitrião no campo do Ameal acabou vencedor por 13-0; bem como para a Taça de Portugal, já assim chamada, em 1958 foi um Porto-Braga na 1ª mão da 1ª eliminatória nesse ano da segunda prova portuguesa, jogo esse disputado no estádio das Antas e terminado com um 3-0 que serviu de boa vantagem portista para a 2ª mão em Braga).

Assim sendo, o jogo deste sábado, dia 19 de agosto de 2020, com o FC Porto a receber o Braga na abertura do Campeonato da correspondente época, é pois o quarto de estreia dos sucessivos campeonatos da atual Liga, mas com a particularidade de ser o primeiro da 1ª jornada no atual recinto próprio do FC Porto, no estádio do Dragão.

Avivando memórias e ilustrando a recordação, dos anteriores encontros de estreia rememoram-se alguns desses bons momentos, com imagens dos encontros havidos em 1968 e 1994 e, para variar, uma apresentação de início de época do catálogo oficial de 2003/04, com o equipamento dessa temporada de gala europeia. Quais bons exemplos do que tem sido a história dos inícios do campeonato nacional com um Porto-Braga.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário