Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

"Taça Chuto” de 1º golo da época de 1976/77 para Fernando Gomes

A 4 de setembro de 1976 começava o Campeonato da 1ª Divisão Nacional da época de 1976/77 com o FC Porto a receber no estádio das Antas o Portimonense. Então, esse Porto-Portimonense abria a temporada e Gomes abriu o marcador, iniciando a contagem que se viria a registar com a vitória portista sobre o Portimonense por 3-0, através de golos apontados por Gomes, Cubillas e Duda.

No final do jogo Gomes recebeu um troféu, atribuído pela revista Chuto, por ter sido autor do primeiro golo da época.

Estava assim também dado o pontapé de saída dessa nova era do futebol português, com José Maria Pedroto no comando técnico e Jorge Nuno Pinto da Costa como chefe do Departamento de Futebol. Numa evolução que depois teve maior prémio final, no culminar dessa época, com a conquista da Taça de Portugal – troféu que também Cubillas ajudou a conquistar, tendo jogado na 1ª eliminatória, antes de ter regressado ao Perú, e assim ficou com seu nome inscrito entre os vencedores dessa Taça, em cuja final o golo do jogo foi também de Fernando Gomes.

À época, estando ainda em início de carreira, já Gomes tinha recheada sua estante de troféus, como ele não escondia  de mostrar, também.

Armando Pinto

Nota: Foto cimeira do arquivo histórico do Museu do FC Porto. Enquanto a de baixo é da coleção do autor.

((( Clicar sobre as imagens )))


Sem comentários:

Enviar um comentário