Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Curiosidades Memoriais do Hóquei Patinado Portista – Primeiras vezes: Estreia e 1º golo em jogo oficial... Homenagem ao 1º Internacional… e 1ª Festa do Dia do Hóquei do Clube!

O Hóquei em Patins, após uma curta primeira experiência em 1944, calçou definitivamente os patins no FC Porto em 1955, tendo iniciado a competição oficial em 1956. Sendo essa uma das curiosidades pioneiras, entre factos de ocorrências primeiras. Como já foi e está explanado nalguns artigos anteriores neste blogue. Havendo obviamente sido em 1956 marcado o 1º golo oficial, logo no 1º jogo disputado ao mesmo nível. Tendo depois em 1957 havido também a honra do FC Porto passar a contar com o 1º internacional da modalidade, quando um hoquista do FC Porto foi representar Portugal na seleção nacional. Anos volvidos, com tudo já bem enraizado, em 1971 houve até um Dia do Hóquei, mediante uma festiva jornada de confraternização sugestiva da evolução.

Ora, então dessas primeiras vezes, a estreia do recomeço definitivo foi em jogo disputado a 2 de julho de 1956, num encontro diante do CDUP, com vitória portista por 9-1.

Tendo aí acontecido o 1º golo em competições oficiais, marcado por Malheiro – como do caso deu conta o jornal O Porto.

Passados tempos, tendo o guarda-redes de futebol do FC Porto Acúrcio, que já praticara hóquei em Moçambique, passado também a integrar a equipa de hóquei em patins portista como avançado, em 1957 foi chamado à seleção nacional e como tal se tornou o 1º hoquista internacional do FC Porto.

Essa ditosa honra foi então devidamente assinalada. Havendo, após a sua participação ao serviço de Portugal no Torneio de Montreux, na Suíça (e antes da seguinte participação no Campeonato Europeu e extensiva inclusão na Seleção do Resto do Mundo que disputou um jogo com a Espanha), sido Acúrcio devidamente homenageado, em jornada que englobou um jogo com o Académico do Porto, no rinque do Lima (do Académico, onde o FC Porto triunfou por 6-1). Disso igualmente se pode recordar a celebração pelo relato impresso ao tempo no jornal O Porto – conforme notícia e crónica  n’ O Porto de 22 de maio de 1957, sobre a festa acontecida a 17 de maio.

Passados anos, já com o hóquei no FC Porto devidamente implantado e bem-sucedido, depois de alcançados títulos no Campeonato Regional, mais um no Campeonato Metropolitano de Seniores e um no Nacional de Juvenis, até aí (pois mais tarde com o decorrer dos tempos foi havendo muitíssimos mais, como se sabe), além de ter passado a ter mais internacionais quer juniores como seniores Campeões Europeus, toda essa envolvência teve corolário num dia festivo, em finais de 1971. Havendo no feriado e dia santo de 8 de dezembro desse ano se realizado a 1ª Festa do Dia do Hóquei em Patins do Clube. De cuja realização ficou também reportagem registada no jornal O Porto, com algumas curiosidades acrescidas, inclusive nos trofeus colocados em disputa, dentro dum diversificado programa.

Armando Pinto

Obs.: Recortes de jornais da extensa coleção do amigo Paulo Jorge Oliveira, amavelmente enviados entre nossas "trocas e baldrocas" de confrades colecionadores portistas.

((( CLICAR sobre as imagens PARA  AMPLIAR )))

Sem comentários:

Enviar um comentário