Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Recordando: Título Regional de Futebol Junior-1970 da geração de Oliveira, Matos, Guedes, Ratinho, Ludgero, Fontes e Cª

Na linha dos títulos obtidos pelas camadas jovens do futebol portista, quanto a um memorando de gerações que deram frutos, calha desta vez recordar o título de Campeões Regionais obtido por jovens da geração de Oliveira, Matos, Guedes, Ratinho, Ludgero, Duarte, Fontes, Castro, Germano, Machado, Correia Dias júnior, Moutinho, Armada, Cerqueira, Manuel Silva e outros.

Assim, tal como aqui se lembrou o título de Juvenis, segue agora o de Juniores, conquistado também em fevereiro do ano de 1970. 

Escusado será referir como depois, na evolução dos tempos, alguns desses então ainda jovens valores se foram afirmando, cresceram e apareceram no panorama do futebol português. Bastando lembrar como, por exemplo, António Oliveira de defesa, em júnior, foi avançando no terreno quando já senior, e chegou a ser um grande condutor de jogo mais tarde, como médio de ataque e avançado. Sendo, por isso mesmo, de interesse recordar como ainda na formação foram Campeões os jovens dessa fornada, como no caso desse campeonato em que o FC Porto foi mais uma vez Campeão Regional de futebol Júnior.

Para o efeito, desse remirar no tempo, fica a reportagem e imagens coevas que o jornal O Porto dedicou ao facto, na ocasião.  

Dos Campeões de 1969/70 faltam na imagem d' O Porto alguns que também foram utilizados ao longo da prova (como refere a própria legenda da gravura do jornal). Assim, junta-se uma foto de um outro jogo, esse disputado no antigo Campo de Treinos das Antas (Campo nº 2 da cidadela desportiva das Antas).

Na imagem: Em cima, da esquerda para a direita - Vítor Armada, Moutinho, Cerqueira, Machado, Manuel Guedes e Alexandre Matos: em baixo, pela mesma ordem - Correia Dias, Edmundo Duarte, António Oliveira, João Freitas (Ratinho), Manuel Fontes e Ludgero.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar ))) 

Sem comentários:

Enviar um comentário