A 22 de fevereiro de 1970, domingo de forte neblina na zona litoral do Distrito do Porto, abriu a nova época do calendário do ciclismo, naquele ano, com a tradicional Prova de Abertura, que na área da Associação de Ciclismo do Porto teve competições em corridas de Profissionais e Amadores-Seniores, mais de Juniores e Populares, como eram as categorias nesse tempo.
Na mais importante disputa, em que correram juntos os ciclistas Profissionais e os Amadores-Seniores, embora com classificações separadas, triunfou o portista Hubert Niel, algo distanciado após arrancada final do ciclista francês então treinador e corredor do FC Porto, à frente de alguns colegas de equipa, tendo o FC Porto dominado a corrida a toda a linha. Enquanto os Amadores-Seniores chegaram no pelotão, tendo à frente Carlos Silva (irmão de Mário Silva, vencedor da Volta a Portugal de 1961). Ao passo que nas restantes categorias, venceram respetivamente Francisco Pereira, em Juniores, e António Silva, em Populares, todos do FC Porto.
Ora, estando-se nos dias que correm, de princípios de 2021, em tempo que numa temporada normal seria de início de época do ciclismo (mas por ora está ainda em espera, devido às restrições derivadas da pandemia atual), apraz lembrar aquele tempo de início da época de 1970, com domínio da equipa do FC Porto no ciclismo nortenho – conforme se pode rever pelo que ao tempo registou o jornal O Porto.
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))
Sem comentários:
Enviar um comentário