Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Inícios da Geração de Rodolfo: Campeões Regionais de Juvenis em 1970

Desta vez não é bem... mas quase efeméride, o tema que serve de mote a mais uma lembrança. Embora com um dia de antecipação, por assim dizer, referente ao número, mas no dia coincidente da semana. Pois foi também num domingo, como este em que agora se recorda. 

Assim... eis o que apraz trazer a público, desta feita, neste espaço de Memória Portista: Mais uma das curiosidades da História, conforme é possível rever através das páginas do antigo jornal O Porto, o órgão oficial do FC Porto onde era e ficou bem impressa a História do FC Porto em todos os seus pormenores e por maiores factos e fastos. Dando desta vez para assinalar o Campeonato Regional de Juvenis de futebol, ao tempo em que nessa equipa do escalão inicial da formação estavam também em inícios de carreira jovens valores como Rodolfo, Quim, Rodrigo, Costa Almeida, Ferreira da Costa e outros, mais tarde tornados conhecidos no futebol sénior.

Pois então, nesse tempo, como apuramento para as fases seguintes dos campeonatos, até à final do título Nacional, havia os campeonatos regionais. Sendo que o FC Porto, com seu estatuto de grande clube, nunca fez por menos e sempre andou pelas decisões dessas e outras provas. Tal o caso da final do Campeonato Regional da Associação de Futebol do Porto em 1969/1970. Disputada no domingo 22 de fevereiro de 1970, em campo neutro, tendo o FC Porto derrotado o Varzim por 3-0, com golos de Ferreira da Costa, Rodrigo e Costa Almeida (por esta ordem cronológica da marcha do marcador) – conforme regista a crónica d' O Porto da época.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário