Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Evocação: Manuel Sousa e Manuel Soeiro do FC Porto – Campeões Nacionais de Ciclo-Cross em 1970

 

Corria o inverno de inícios de 1970, na transição dos meses de janeiro para fevereiro, quando no princípio da época de ciclismo desse ano decorreu a tradicional jornada para atribuição dos títulos nacionais da especialidade de Ciclo-Cross (anteriormente também referida por Ciclismo Pedestre e agora mais vulgarmente escrita como Ciclocrosse). Tendo para o efeito havido dupla realização de provas, uma para Profissionais e outra para Amadores. Cujas corridas de decisão para atribuição dos títulos se realizaram nos terrenos envolventes do Palácio de Cristal, metendo obstáculos de subidas e descidas de ladeiras, escadas, passeios estreitos e outras dificuldades.

= Manuel de Sousa

= Manuel Soeiro

Dá conhecimento do facto uma curta mas esclarecedora nota informativa saída nesse tempo no jornal O Porto, narrando com curiosos pormenores como Manuel de Sousa e Manuel Soeiro, em Profissionais e Amadores, respetivamente, ganharam direito às respetivas camisolas de Campeões Nacionais.

Nota: Como na edição do referido jornal não foram incluídas fotos das provas, ilustra-se esta evocação com imagens de arquivo (embora no caso de Manuel Soeiro seja mesmo foto do decurso da prova, mas incluída numa entrevista também publicada num outro número do jornal O Porto; enquanto de Manuel de Sousa se lembra gravura de um cromo de coleção).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens)))

Sem comentários:

Enviar um comentário