Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

A propósito da morte de Isabel II de Inglaterra – referência histórica no jornal O Porto em 1955

Faleceu a rainha Isabel II (Elizabeth II) de Inglaterra, esta quinta-feira dia 8 de setembro de 2022, com a idade resistente de 96 anos. Tendo sido figura pública de proa nos mais de 70 anos de seu reinado, cujo jubileu de platina foi festejado ainda este ano, em junho passado.

Na atualidade do falecimento da rainha de Inglaterra, vem a propósito de temas de interesse portista relembrar algo relacionado, por ter sido referenciado no jornal O Porto, então órgão oficial do FC Porto, a visita a Londres do Presidente da República Portuguesa em 1955, para oficial encontro com Isabel II. Conforme teve honras de primeira página no periódico informativo e historiador portista em sua edição de 1 de novembro de 1955.

Ora, ao tempo era Presidente da República Portuguesa o General Francisco Craveiro Lopes, que antes havia honrado o FC Porto com sua presença e condecoração ao clube no ato em que presidiu à inauguração do estádio das Antas, em 1952. Sendo Craveiro Lopes um Presidente do País algo desalinhado com o então verdadeiro Chefe de Estado, António de Oliveira Salazar, oficialmente chamado Presidente do Conselho de Ministros, cabeça do regime do Estado Novo – motivo que levou a que o mesmo Craveiro Lopes apenas tivesse cumprido um mandato de Presidente da República, não sendo nomeado por Salazar para a eleição seguinte, em 1958. Havendo entretanto, enquanto era ainda figura representante do país, Craveiro Lopes ido então a Inglaterra, em 1955, quando fez convite para a rainha Isabel II vir a Portugal, como veio depois em 1957. Cujos atos de âmbito político-social tiveram as atenções nacionais. A pontos de até o próprio jornal do FC Porto ter dedicado espaço nobre de sua 1ª página, na edição do Dia de Todos os Santos, a essa ocorrência de Estado, sabendo-se como à época até o próprio jornal O Porto era visado pela censura do regime portuguès da era do Estado Novo corporativo e União Nacional de assembleia.

A rainha de Inglaterra era mais uma figura protocolar do regime inglês, como garante da manutenção da monarquia em terras de sua majestade. Mas com importância na visibilidade proporcionada onde aparecia. Tendo depois e entretanto, a rainha Isabel II de Inglaterra vindo a terras lusas por duas ocasiões, em 1957 e em 1985. Mas isso são factos de outras histórias, bastando aqui e agora a referência da ligação de sua influência político-social também no apreço granjeado até no plano sócio-desportivo e, no caso, na historicidade portista.

A rainha Elizabeth II, falecida aos 96 anos, no castelo em Balmoral, na Escócia, monarca que esteve no trono do Reino Unido por mais de 70 anos, era a reinante mais velha do mundo. Numa envolvência de Inglaterra e Portugal com séculos de história conjunta e sobretudo um tratado de amizade perpétua, a mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor. Acrescendo que o FC Porto teve também ao longo da sua história diversas ligações, tendo sido através de viagens a Inglaterra que surgiram os primeiros entusiasmos do jogo da bola no Porto e inclusive levaram à fundação e posterior refundação do FC Porto, por Nicolau de Almeida e seu continuador José Monteiro da Costa. Bem como se sabe dos fortes laços que o Vinho do Porto tem com a velha Albion. E mais, havendo passado pelo FC Porto, ao longo dos já 129 anos de história azul e branca, diversos jogadores e mesmo treinadores do país onde por tradição começou o futebol.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Agradeço e recomendo que os comentários sejam enviados de modo identificado, ou em "comentar como" ou com nome referido no início ou fim do comentário, senão não serão levados em conta nem sequer publicados. Mesmo com assuntos de interesse, e parecendo mesmo de proveniência clubista,como acontece com algo a propósito deste artigo, mas não se pode estar a lidar com quem se quer manter no anonimato.

    ResponderEliminar