Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 4 de setembro de 2022

FC Porto vencedor da Elite Cup / 2022 – a 1.ª prova oficial da época de hóquei em patins

O campeão nacional, do mundo e vencedor da Taça de Portugal – como é o FC Porto no hóquei em patins nacional e internacional, titular da taça Intercontinental, do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal – venceu, este domingo 4 de setembro, o SL Benfica por 4-1, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, na final da Elite Cup 2022, conquistando a competição que reúne os oito primeiros classificados do campeonato nacional.

Assim após ter eliminado nos quartos-de-final o Sporting de Tomar, por 8-1, e na meia-final o Sporting de Lisboa por 4-2, o FC Porto triunfou ao vencer na final o Benfica, concludentemente por 4-1.

Porque uma competição importante como esta merece ficar memorizada devidamente, transcreve-se aqui a narrativa publicada na página oficial do clube, em fcporto.pt:

«Dragões bateram o Benfica na final da primeira prova da época (4-1)

Os campeões nacionais, vencedores da Taça de Portugal e Campeões do Mundo continuam imparáveis. No início da nova época, o FC Porto conquistou a Elite Cup após vencer o Benfica na final por 4-1. Gonçalo Alves, Ezequiel Mena (2) e Carlo Di Benedetto assinaram os golos no derradeiro encontro.

Os Dragões foram os primeiros a festejar no clássico depois de o inevitável Gonçalo Alves ter batido, de grande penalidade, Pedro Henriques. Tudo começou com uma falta de Nil Roca sobre Carlo Di Benedetto e o 77, com a eficácia habitual, não desperdiçou.

À passagem do quarto de hora, Mena dilatou a vantagem portista no encontro. Após uma recuperação de bola e na sequência de um três para dois em ataque rápido, Reinaldo García serviu o compatriota, que atirou ao ângulo (2-0). A resposta adversária foi imediata e Nil Roca reduziu com um remate forte (2-1).

Na prova que marca também a estreia do serviço de revisão televisivo no hóquei em patins, a nova ferramenta foi posta à prova para ajudar os árbitros a restabelecer a verdade desportiva aos 17 minutos. Após um imbróglio junto à baliza de Xavi Malián, foi assinalada grande penalidade para o Benfica e, na primeira tentativa de conversão, Nicolia não conseguiu bater o guarda-redes, que, sem qualquer irregularidade, fez uma grande defesa. Os árbitros mandaram repetir o lance e o 5 lisboeta até marcou, mas o FC Porto pediu para o lance ser revisto e o golo acabou anulado, após uma análise exaustiva e muito demorada.

Na resposta, o brilhantismo de Mena voltou a sobressair. O argentino levantou o esférico e passou-o por cima de Pedro Henriques para celebrar o terceiro golo dos da Invicta no jogo, o bis na conta pessoal (19m). A nove segundos do intervalo, Carlo Di Benedetto cometeu a décima falta do FC Porto na partida e, de livre direto, Nicolia voltou a esbarrar em Xavi Malián.

Na segunda parte, já depois de terem falhado dois livres diretos, os azuis e brancos carimbaram a vitória a dois minutos do final com um golo de Carlo Di Benedetto, que estabeleceu o 4-1 definitivo.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 4-1

Elite Cup, final - 4 de setembro de 2022

Pavilhão Municipal Cidade de Tomar

Árbitros: Pedro Figueiredo e Rui Silva

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Xavier Barroso, Reinaldo García (cap.), Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto (cinco inicial)

Reforços (entrados durante o jogo): Tiago Rodrigues (g.r.), Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Rafa e Diogo Barata

Treinador: Ricardo Ares

BENFICA: Pedro Henriques (g.r.), Pol Manrubia, Nil Roca, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto

Reforços: Rui Mendes (g.r.), Carlos Nicolia, Edu Lamas, Pablo Àlvarez e Daniel Oliveira

 Treinador: Nuno Resende

Ao intervalo: 3-1

Marcadores: Gonçalo Alves (8m), Ezequiel Mena (15m e 19m), Nil Roca (15m) e Carlo Di Benedetto (48m)

Declarações - Hoquistas azuis e brancos mostraram ambição e alegria após a conquista da Elite Cup:

Minutos após a conquista da Elite Cup frente ao Benfica (4-1), o primeiro troféu da temporada, Ricardo Ares e os seus pupilos mostraram grande ambição e vontade de ganhar ainda mais títulos do que em 2020/21. O treinador portista pediu “muita ambição e raça” e para a equipa “a cada dia querer mais”, ideia que foi corroborada por Carlo Di Benedetto, que definiu como objetivo “fazer melhor que na época passada”. Rafa considerou que os Dragões entraram “com o patim direito” na temporada e afirmou querer “prolongar este ciclo vitorioso”. Xavier Barroso olhou já para a Supertaça, que se disputa entre as mesmas equipas no próximo sábado (15h00) e disse que é preciso analisar o que não correu tão bem para não serem cometidos “os mesmos erros”, enquanto Xavi Malián, que esteve num nível muito elevado entre os postes, explicou que a final “se decidiu em pormenores” e que a equipa soube “gerir o jogo”.

Ricardo Ares:“Antes de tudo, queria dedicar este título à minha família e a todos os portistas. Foi um jogo muito equilibrado contra um adversário muito forte. Nesta época precisamos de trabalhar com muita ambição e raça, é isso que eu quero. Esta já passou, agora vamos receber o troféu, mas amanhã começamos a pensar no jogo de sábado. O sistema de revisão é uma melhoria espetacular. Já se viu que lances determinantes podem virar o rumo de um jogo e temos de apoiar a implementação deste sistema em todas as competições. As expectativas são a cada dia querer mais, e é isso que vamos fazer.”

Carlo Di Benedetto: “É sempre muito bom ganhar títulos, é para isso que treinamos e esperamos que continue assim. Desde o primeiro dia, propusemo-nos a ganhar todos os títulos das provas que disputamos e para a semana já temos a Supertaça. Éramos a equipa a abater porque no ano passado ganhámos tudo menos a Elite Cup, não tínhamos pressão, mas queríamos vencer e agora o objetivo é fazer melhor que na época passada.”

Rafa: “Ganhar é sempre bom. Vimos de uma época quase perfeita em que só nos faltou esta Elite Cup, este ano entramos com o patim direito e queremos prolongar este ciclo vitorioso. Quem joga neste clube, tem de jogar sempre para ganhar, é isso que estamos aqui para fazer. Foi um jogo muito dividido, decidido em pormenores, fomos mais frios e soubemos sofrer. Na defesa esteve a chave desta vitória.”


Xavier Barroso: “É uma alegria imensa. Tínhamos que ganhar, sim ou sim, e assim foi. É a continuação da época anterior, agora é festejar e amanhã voltamos ao trabalho. As equipas rivais fizeram-nos trabalhar muito, mas estamos felizes, queremos festejar, ver o que fizemos mal para não cometermos os mesmos erros para a semana.”

Xavi Malián: “É uma sensação muito boa, era um objetivo que tínhamos e cumprimo-lo. No ano passado, escapou-nos, este ano levamos o troféu para casa. Foi um jogo que se decidiu em pormenores, sabíamos que ia ser muito equilibrado, conseguimos chegar à vantagem e soubemos gerir o jogo.”»


Observação interessante: No final e antes da entrega da taça de vencedor da competição, houve distribuição de prémios individiais: tendo recebido o trofeu de melhor da prova o guarda-redes do FC Porto Xavi Malián, o de melhor marcador Gonçalo Alves igualmente do FC Porto e no "cinco" dos melhores do torneio três hoquistas do FC Porto também (completando a equipa da elite mais 2 do Benfica). Pois na cerimónia protocolar dos trofeus alguns dos que fizeram a entrega desses prémios não conseguiram esconcder a sua frustração, sobretudo o diretor do jornal Record que apareceu mesmo sisudo, autenticamente de trombas, como se diz popularmente!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário