Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Efeméride da estreia de Ademir no Campeonato Nacional pelo FC Porto – o entoado “Adémir… Adémir” do golo histórico que pôs fim ao jejum de 19 anos… e deu vivência dum título nacional de futebol à geração pós-anos 50…!

Estava-se no início da época de 1975/76, em tempo de entrada de novos jogadores no plantel da equipa principal de futebol do FC Porto. Estava também o Departamento de Futebol do FC Porto com um núcleo duro responsável formado por Alfredo Borges e Nuno Campos, à chegada do treinador jugoslavo Stankovick. E entre os reforços, que popularmente eram tidos por recrutas à imagem de novos militantes, estava o jovem brasileiro Ademir, vindo do Olhanense. O qual se começou a integrar na equipa portista, entrando aos poucos, como se diz. Tendo, depois da estreia oficial no Torneio Início da Associação de Futebol do Porto (no primeiro jogo, que o FC Porto venceu o Vilanovense por 7-0, com 3 golos de Oliveira, mais 1 de Dinis e 1 outro de Cubillas), em cujo jogo de apuramento para a final o novo recruta Ademir entrou a substituir Cubillas aos 59 minutos … teve de seguida estreia no Campeonato depois, ao início do mesmo Campeonato Português, também, quando Ademir fez sua estreia em jogos pelo FC Porto no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

= Panorâmica duma sessão de treinos no início da época... com Gomes a rematar perante a visão atenta de diversos colegas, incluindo Ademir...

À época o estádio das Antas passava por obras em volta do relvado, por via de ter tido início os trabalhos da construção da nova bancada e arquibancada que fechou o lado da maratona. Então no 1º jogo a nível nacional da temporada, para o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão da época de 1975/1976, a 07/09/1975, Ademir fez parte dos convocados para o jogo e entrou aos 72 minutos, a substituir Gabriel, contribuindo assim para o score de FC Porto, 6 - União de Tomar, 1; perante o resultado feito com 2 Golos de Teófilo Cubillas, 1 de Júlio e 3 (um tri) de Fernando Gomes.

Então, a 7 de setembro de 1975, nesse jogo que o FC Porto entrou no campeonato da época a golear o União de Tomar, por 6-1, o goleador Fernando Gomes, que também entrara em jogo apenas no decorrer da segunda parte desse arranque demolidor na Liga, fazia um “hat-trick” e acentuava os contornos da remontada diante do União de Tomar, que chegou a estar em vantagem nas Antas. Ao golo de Chico Bolota, logo aos 10 minutos, Cubillas respondeu com dois e entre o duplo festejo do peruano ainda houve tempo para Júlio marcar. Orientados por Branko Stanković, os azuis e brancos venceram por 6-1 no mesmo jogo de estreia de Ademir no Campeonato vestindo a camisola do FC Porto, com tempo para ainda ter entrado nas jogadas dos golos de Gomes e no abraço dos festejos.

= Ilustração a preceito do que fica descrito do FC Porto-Tomar de 1975...

– Ademir, depois de tudo o que se seguiu, foi mais tarde o herói do célebre empate que soube a vitória diante do Benfica, em 1978, com o histórico golo a poucos minutos do fim… que ainda ecoa nos ouvidos aqui do autor destas lembranças, pelo que está gravado pelo relato do Gomes Amaro: o entoado “Adémir… Adémir” do golo histórico que pôs fim ao jejum de 19 anos… e deu vivência dum título nacional de futebol à geração pós-anos 50, de quem não tinha recordações pessoais de nenhum campeonato vivido (como eu que em 1959 era ainda de tenra idade) …!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário