Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Entre Curiosidades de Memória Portista – exemplo dum “contrato de atleta de ciclismo” em tempos idos… de 1961/1962!

Como curiosidade de tempos passados do desporto dos pedais, em eras ainda de ambiente “meio” amador de outrora dentro das modalidades do FC Porto, recua-se a épocas em que o ciclismo era saliente no ecletismo portista, pelos inícios da década dos anos 60, para se mostrar e recordar um contrato do clube com um dos seus ciclistas da elite do tempo, então da classe A.

Sem identificar naturalmente qual o ciclista assim ligado ao FC Porto, ilustra-se esta narrativa de memorização com uma imagem de grupo da equipa de ciclismo de uma dessas épocas, sabendo-se que muitos dos ciclistas que representaram o FC Porto por esse tempo vestiram de azul e branco diversas temporadas, como era normal nessa era de amor à camisola e apego ao clube.

Assim sendo, como mostra a partilhar, recorda-se o que era passado então nos contratos, num tempo em que os ciclistas do FC Porto ganhavam normalmente de ordenado mensal 2.000$00 (dois mil escudos), o que era mesmo muito bom essa mensalidade de dois contos, como popularmente se chamava a tal quantia. Podendo notar-se nas diversas clausulas e alíneas as disposições contratuais vigentes à época. Através de imagens das páginas originais de um contrato desse tempo, assinado em novembro de 1961 para vigorar na época desportiva do ciclismo em 1962. Obviamente omitindo-se agora (por aposição de marca do blogue) qual o nome do ciclista deste contrato, que seria idêntico ou aproximado a outros. Contando que já então predominavam os bons princípios e conduta correta. Conforme ressalta de todo esse “instrumento de prestação de serviços” entre o Futebol Clube do Porto e o ciclista que assinava o contrato, formulado ainda em papel azul de 25 linhas e com margens, passado à máquina, em escrita datilografada de teclado mecânico antigo, em 6 páginas de ambos os lados de 3 folhas agrafadas, no fim devidamente assinado pelo ciclista e, por parte do FC Porto, pelo então “Presidente da Direcção“ José Nascimento Cordeiro e pelo “Diretor de Actividades Desportivas", Eng.º Rogério Vieira da Cruz.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário