Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Entre imagens raras com história – uma foto com os dois Armandos do FC Porto, o guarda-redes Armando e o defesa Manhiça – em 1970

De vez em quando não é despropositado recordar factos por simples imagens, uma que seja. Como no caso. De imagens que valem por muitas palavras. E mais, por ser uma foto algo rara, que não se vê muito, por agora, em publicações atuais de reminiscências do passado. Vindo ao caso uma foto que não é minha, ou seja não consta fisicamente em meu arquivo, mas por quanto se revela interessante é assim repescada. Pois que apareceu um dia destes em páginas do facebook, graças a um amigo (Porfírio Rocha) que a descortinou algures. Uma fotografia que tem a particularidade de conter um lance de um jogo (Académica-FC Porto) em que intervieram e aparecem como tal os dois Armandos futebolistas do FC Porto nos inícios dos anos 70, o guarda-redes e o defesa Manhiça que ao tempo jogavam juntos no setor defensivo da equipa principal do FC Porto, à época de 1970/71. Sendo curioso que nesse tempo quando havia numa equipa dois jogadores com o mesmo nome, com que eram conhecidos, passavam os mesmos a ser referenciados por I e II. Enquanto no FC Porto, ao tempo e para os diferenciar, o guarda-redes era identificado por Armando, seu primeiro nome, e o defesa como Manhiça, apelido de fim do nome (apesar de no Sporting, onde jogara antes, quando foi internacional pela Seleção A... ele mesmo, o defesa, ter sido conhecido por Armando, também). Tendo assim os dois, quando colegas no FC Porto, tido nomes de ficha de jogo e de referência pública como: Armando e Manhiça.

Ora, a foto histórica, em apreço, capta então um trio da defesa Portista: o guarda-redes Armando Silva, o defesa Armando Manhiça e o também defesa Gualter.


Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))

3 comentários:

  1. O jogador da Académica, no primeiro plano, era o Crispim (jogava com o nº 7).
    João Moreira

    ResponderEliminar
  2. O placar está lá também a assinalar 1- 2, sou curioso e fui ver, no final ficou 3 a 2 para a Académica !
    Outros tempos e outra moldura humana que não se vê nos dias de hoje, estádios cheios.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não verifiquei nem me interessei pelo resultado final, porque o tema do artigo era sobre a curiosidade de ser uma foto rara, que se não costumava ver até agora e especialmente por ter os dois Armandos que jogaram na mesma equipa. Também não verifiquei porque o trabalho escrito mais à mão de momento era o livro Almanaque do FC Porto e esse tem muitos erros. Mas acredito que tenha sido esse resultado, que, contudo, é o que menos conta para o caso que importa na referência anotada. Concordo com as verificações quanto ao público. Eram outros tempos, com preços mais acessíveis, etc. Embora com menos condições de comodidade de muitos estádios.

    ResponderEliminar