Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 18 de setembro de 2022

Fotos com história – equipa de juniores (nos inícios da categoria) de Hóquei em Patins do FC Porto em 1964

 

Folheando o jornal O Porto de tempos idos, com olhos de ver e sentir, é um regalo ficar a conhecer ternas particularidades da História do FC Porto. Como esse antigo órgão oficial do clube proporcionava enquanto existiu e continua ainda a tornar possível, enquanto se consulta esse grande registo de tudo o que se passava no FC Porto. Como no caso de um destes dias darmos com os olhos numa foto de jovens hoquistas dos românticos anos 60, quando davam primeiras patinadelas de aléu nas mãos os jovens que viriam a fazer crescer o hóquei em patins azul e branco, anos depois.

Ora, antes ainda, o jornal O Porto referia à chegada do outono de 1964 estar então em formação uma equipa de hoquistas juniores de hóquei em patins (ao tempo referido em escrita como Óquei em Patins) no seio do FC Porto. Acrescentando que nos primeiros tempos houve jogos em que aconteceu ter havido certa dificuldade para completar o cinco inicial, até, em jogos a sério. Como se pode rever por uma crónica, ao tempo publicada a 23 de setembro desse ano n ‘O Porto.

Passado algum tempo, já em dezembro seguinte, o jornal O Porto noticiava que o hóquei das camadas juvenis estava em mais adiantado estado de desenvolvimento, através de ilustrativa gravura fotográfica. A foto que nos saltou aos olhos e porque com graça reconhecemos ali as caras de alguns então ainda jovenzinhos, que depois conhecemos mais espigadotes.

Vendo esta fotogravura reconhece-se Cristiano, como também Sobral, Graça e outros. Sendo o grupo já mais numeroso, sinal de ainda maior captação de candidatos, nesse tempo. Também contando já com novo treinador-formador, o histórico sr. Laurentino Soares.

Passado mais algum tempo, tendo começado esses novos valores a jogar, ficou também captado numa foto uma pose conjunta dos jovens do FC Porto em jogo inicial de carreira, então com os do Carvalhos, em jogo efetuado entre as equipas da formação dos dois clubes. Através da qual, já com os jogadores hoquistas equipados, se vislumbram esses e outros que começaram a vestir a linda camisola do FC Porto.

Por esta foto, mais visível por ser de papel fotográfico da época, pode então ver-se isso, antecedendo jogo no Campo da Constituição, entre as equipas de juniores do Futebol Clube do Porto e do Clube Hóquei dos Carvalhos. Reconhecendo-se, dos equipados à Porto, uns Luís Brandão Gomes, Sobral, Vítor Brandão, Cristiano, Fernando Graça, António Júlio, o guarda-redes Jorge Recarei, o Jaime, Sobral, Gil, Segadães e ainda o Sr. Andrade, responsável à época e por assim dizer comandante das camadas jovens do hóquei do Porto. Sendo esta uma recordação da primeira experiência desses rapazes de azul e branco equipados.

Recorde-se que volvidos poucos anos Cristiano ainda muito jovem, aos 16 anos, já fazia parte do plantel de seniores e era revelação na equipa principal do Hóquei em Patins do FC Porto. Num lote de jovens, como também Hernâni Martins, por exemplo, que reforçaram bem o conjunto que tinha já os experientes Alexandre Magalhães e Leite, entre outros, começando aí a ascensão do Porto no hóquei em Patins!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário