Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

80.º Aniversário natalício de Rui: O histórico guarda-redes suplente de luxo do FC Porto

Para quem acompanha a vida do FC Porto e quem conhece a história do clube há muito ou pouco tempo, o nome de Rui é sempre associado ao antigo guarda-redes de futebol portista que, além de ainda ter sido titular da baliza do FC Porto algum tempo, foi o suplente mais duradouro da história azul e branca. Esse mesmo, Rui Teixeira, que durante muitos anos foi suplente de Américo, o eterno Américo “Baliza de Prata” e por diversas vezes considerado o melhor jogador do Campeonato Nacional - para se ver como Rui tinha então difícil aspiração à camisola n.º 1, como era ao tempo também sempre o número do guarda-redes que alinhava na equipa principal, na numeração das equipas de 1 a 11. Depois, com o fim da carreira de Américo, após um ano atípico duma lesão sofrida por Rui e partilha da titularidade com vários guarda-redes (Aníbal, Vaz, Antenor e Frederico), seguiu-se durante algum tempo ter sido dividida a camisola n.º 1 do FC Porto com Armando, até que Rui foi titular e de permeio voltou a dividir a defesa das balizas do FC Porto com outros colegas e inclusive como suplente de Tibi, Torres e Fonseca, numa epopeia em que se manteve sempre fiel ao FC Porto, onde acabou por fim como treinador de guarda-redes das camadas jovens.

Ora Rui Teixeira está hoje em dia de parabéns, ao perfazer 80 anos de vida neste dia 27 de setembro de 2022. Ele que nasceu em 1942.

Parabenizando o fiel guarda-redes portista, em jeito de prenda pessoal, aqui se recordam pois dois episódios de seus primeiros tempos de futebolista sénior do FC Porto, através de notas jornalísticas sobre esse período.

Assim, do jornal O Porto de 1 de junho de 1963, recorda-se a apresentação então feita aos sócios e adeptos portistas, quando começava a entrar nas vistas dos assistentes aos jogos da Reserva do clube (equipa B) e se sentava no banco lateral ao relvado, como suplente de Américo na equipa de honra.

E, já com algumas oportunidades de ter defendido a baliza portista, havendo de permeio chegada a idade da tropa, em 1964 foi incluído na Seleção Militar de Portugal, ao lado de alguns colegas titulares da equipa principal do FC Porto, conforme notícia que se respiga da edição de O Porto de 19 de fevereiro de 1964.

Parabéns senhor Rui. Que esta comemoração se repita por muitos anos, em que possamos continuar a evocar em vida a carreira de Rui Fernando de Sousa Teixeira.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Nota: Na oportunidade vem a propósito recordar a carreira de Rui Teixeira – conforme em anterior artigo foi aqui homenageado neste blogue “Memória Portista”

(clicando em)

Rui: O eterno suplente-efetivo do FC Porto

AP

1 comentário: