Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Entre jornais, álbuns, livros e postais de estimação na coleção pessoal: - a inesquecível época super-vitoriosa de 2010/2011 !

Em tempo de pausa do calendário das provas futebolísticas nacionais e à passagem dum período menor dos valores do futebol portista, propiciando alguma reflexão por tudo o que se guarda na retina memorial, calha desta vez de se fazer uma singela rememoração pelo acervo de publicações guardadas a memorizar coisas boas da história do futebol portista. Incidindo desta vez atenções recordatórias na inesquecível época de 2010/2011, quando tudo foi ganho pelas hostes azuis e brancas e a equipa do FC Porto encantava a jogar, de modo que em tal período nem se questionava mais nada a não ser por quanto se ia ganhar. Desde a Supertaça, que cortou célere pela raiz o entusiasmo que andava para os lados benfiquistas depois da época anterior, até ao Campeonato ganho brilhantemente, inclusive com a goleada histórica de 5-0 sobre o rival Benfica e por fim culminando na vitória em pleno estádio do rival, na célebre luz apagada e sob rega na penumbra do mau perder benfiquista… em cuja casa o mesmo adversário foi também eliminado da Taça, em reviravolta sensacional… seguindo-se a grande vitória internacional da conquista da Liga Europa, vencida pelo FC Porto em Dublin, República da Irlanda, na única final europeia disputada entre dois clubes portugueses… até à festa de encerramento da época que levou ao festejo de mais uma Taça de Portugal ganha no Jamor.

Ora, dessa época em que ganhamos tudo o que era e foi importante ganhar, nós todos os portistas (pois quer os jogadores, como quem os orientou e dirigiu, jogaram por nós), todos temos memórias saborosas. Bastando recordar tudo isso pelos frontispícios das publicações em que ficaram registadas as ocorrências da época. Conforme o que está preservado no acervo guardado pelo autor destas lembranças.

- Álbum de imagens autocolantes colecionáveis - início da época futebolística:


- Jornais - Supertaça - 2010:


- Desdobrável, com super poster do treinador da mudança, referente ao início da época e vitória na Supertaça vencida sobre o Benfica, como grito de revolta e afirmação... Edição O Jogo (agosto de 2010):


- Jornal - goleada ao Benfica (5-0):


- Jornal: Título de Campeão Nacional 2010/2011, com festa na "Luz apagada e regada"...:


- Jornal – passagem à final da Taça de Portugal:


- Jornal – passagem à final da Liga Europa:


- Jornal   dia da final da Liga Europa:


- Jornal  especial saído logo após a vitória na Liga Europa e distribuído gratuitamente na cidade do Porto na noite da festa imediata ao triunfo:


- Jornais  vitória na Liga Europa 2011:


- Jornal – consagração do Campeonato Nacional/ Liga, referente ao último jogo:


- Jornal – vitória na final da Taça de Portugal:


- Álbum colecionável de imagens autocolantes – Campeões Nacionais 2010/2011:


- Livro  O Ano de Ouro do Dragão – historiador de toda a época vitoriosa do futebol do FC Porto, edição de A Bola:


- Postais da "coleção 30 Anos de O Jogo" (primeiras páginas do jornal O jogo, com ficha alusiva no verso, sobre as vitórias dos melhores ciclos históricos do desporto português):

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário