Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 3 de setembro de 2022

Costa - autor do "golão" do Campeonato Nacional de 1978/1979 no FC Porto, 1-Benfica, 0 de 1978 (evocação na efeméride desse inesquecível jogo)!

Havia passado pouco tempo ainda desde a obtenção do título tão esperado de Campeão Nacional, conseguido em junho de 1978. Então obtido pelo FC Porto, passados tantos anos desde o anterior de 1959. Campeonato esse ganho pelo FC Porto por melhor diferença de golos, após despique acirrado com o Benfica, incluindo empates nos dois confrontos entre a equipa azul e branca e a encarnada do clube rival de Lisboa. Tendo porém ficado um sabor algo insosso com o empate verificado nas Antas, no jogo decisivo a duas jornadas do fim da prova, embora esse empate verificado houvesse bastado, contudo como algo incompleto perante a sensação de injustiça por o golo deles ter sido num infeliz autogolo, ao passo que a equipa portista dominou o jogo todo, com os benfiquistas remetidos à defesa, e apenas foi possível ao FC Porto empatar, com o célebre golo de Ademir a escassos minutos do final do prélio. Então, volvidos poucos meses, ao início da época seguinte voltaram a defrontar-se FC Porto e Benfica nas Antas, logo à 2.ª jornada desse Campeonato, e aí o FC Porto venceu e convenceu, saindo vitorioso através de um golão de Costa, o extremo esquerdo José Costa que o FC Porto adquirira, vindo da Académica. E que assim começou logo a faturar…!

Ora isso foi a 3 de setembro de 1978, em tarde solheira dum domingo de transição do verão para o outono. Quando o FC Porto, Campeão Nacional em título, defrontava um Benfica que, apesar de ter ficado no segundo posto na época anterior, não havia perdido qualquer encontro desse campeonato anterior. As boas indicações deixadas pelos treinos azuis e brancos e os “mind games” de Pedroto, que revelou um onze falso antes do jogo e entrou em campo com surpresas (metendo de início Adelino Teixeira e mudando de posições outros jogadores, por exemplo), conjugaram-se numa exibição arrebatadora dos Dragões e numa vitória por uma bola a zero. Costa, recém-chegado da Académica, marcou o único golo. Algo que, depois, por no final o FC Porto ter ficado com mais 1 ponto de vantagem sobre o Benfica (quando as vitórias por jogo valiam 2 pontos, ainda) se revelaria ter sido de abertura, afinal, do caminho para título do bicampeonato, que se seguiu à chegada do verão de 1979.

Desse inesquecível golo pode-se recordar tal feito através de coluna inserta no livro que foi dedicado ao Costa na coleção Ídolos. Do qual se juntam imagens da capa e da página alusiva a esse “golão”.

Curiosamente e de modo sintomático, no final da época de 1978/1979 José Alberto Costa foi considerado o “Futebolista do Ano” – por eleição que veio publicada na revista Seleções Desportivas de agosto de 1979. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário