Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

129 Anos de História e 9 do atual Museu do FC Porto !

O nosso grande Futebol Clube do Porto faz agora 129 anos de vida, nesta data de 28 de setembro de 2022. Duma vida que faz parte de nossa vida. Mesmo que com muitos anos que vivemos mais pela sua história, por onde passaram e viveram tantos que consideramos nossos, dos ancestrais representantes do clube, tal como vivemos a vida de nossa família na ligação a nossos antepassados. E neste mesmo dia faz 9 anos de existência o Museu do FC Porto desde que foi inaugurado na primeira abertura para convidados vips, para um mês depois ter aberto ao público, quando também os doadores de material ao museu tiveram “bilhete” para entrar. Sendo hoje local muito apreciado pelos visitantes, como tem sido reconhecido.

Como há também pequenos museus pessoais, por quanto o FC Porto é de todos nós.

É pois o FC Porto um clube centenário, como foi comemorado aquando dos 100 anos. E agora até mais, já com 129 anos. A caminhar para os 130 e seguintes tempos!

O Passado, a História e toda a Memória do FC Porto, além das poucas notícias gravadas em letras de imprensa da época dos anos finais da era de mil oitocentos e tal, vem desde os primeiros títulos alcançados e velhas dedicações do clube, e não só desde as últimas décadas. Conta muito a resistência de gerações anteriores, superando velhos processos de centralismo, no tempo em que até o jornal do clube, O Porto, era “Visado pela Comissão de Censura”, que sem isso o FC Porto não teria chegado aos tempos pós-25 de Abril. Sendo que o FC Porto consubstancia uma plêiade de verdadeiros heróis diretivos que vai desde o fundador Nicolau de Almeida ao refundador José Monteiro da Costa, passando por Dumont Villares aos célebres Drs. Ângelo César e Cesário Bonito, atacados pelo regime do Estado Novo, a Sebastião Ferreira Mendes, Dr. Miguel Pereira e Urgel Horta que foram autênticos altruístas dos valores do clube, a Afonso Pinto de Magalhães que alicerçou o clube na vertente patrimonial, até aos mais recentes ainda de fresca memória, pois tudo isso foi e é Vida e Obra do FC Porto.


Ora, dos anos de existência oficial do FC Porto fala precisamente a sua e nossa história, incluindo os anos em que também vivemos de corpo e alma todo o seu desenvolvimento e vitorioso sentimento. Enquanto do museu já havíamos conhecido as anteriores salas-museus, com todo o património físico de testemunho das vitórias e galardões edificantes. Conhecendo atualmente a parte museológica exposta no mesmo, aguardando ainda que tudo o que ainda mais existe volte a ser colocado à vista, como foi prometido e é natural da coletividade.

Com tanta História Portista e Portismo subjacente, estes 129 anos de vida do FC Porto representam muito. Como se procura muito fazer respeitar por esta via, deste espaço de Memória Portista. Na linha da preservação memorial que tem sido possível colecionar, guardando com natural estimação o que tem valor portista. Na ideia de fazer sempre respeitar o sentimento portista e a valorização memorial do FC Porto. Com o clube acima de tudo.

Este Clube ama-se, porque é algo especial. Mais que um clube desportivo e social, é um mundo que nos atrai e sentimos, com a gravidade que atrai à terra também o benefício do sol que nos aquece.

O FC Porto honremos, que o FC Porto nos contempla!

Armando Pinto

~~~ ***** ~~~

Como ilustração festiva, incluindo algo com corte de bolo em gravuras de realce, e porque os aniversários são datas felizes – na vitória da vida – acrescenta-se, em modo alegre, uma coleção de imagens dum dos momentos marcantes do historial portista, quão representou a vitória no Campeonato Nacional de futebol em 1978, na vitória sobre a fatalidade que acontecia há muitos anos seguidos e resultou no reinício da caminhada dos êxitos retumbantes.   

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário