Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Efeméride duma goleada… por ser robusta (de 10-0 ao Guimarães, em 1953)

Por ser volumosa e brilhante, recorda-se desta vez uma goleada, das antigas, como tal. Sendo robusta, a expressiva vitória conseguida pelo FC Porto, qual prenda de Natal nessa época em que se estava na época de sortilégio natalício. Como ocorreu a poucos dias do Natal de 1953, enchendo a barriga de golos na alegria portista.

Foi isso, assim, corria o dia 20 de dezembro de 1953, quando então o FC Porto venceu nas Antas com goleada abastada o Vitória de Guimarães. Treinava ao tempo o plantel de honra do FC Porto o histórico Cândido de Oliveira, tendo a equipa principal de futebol portista começado cedo a marcar, antes ainda do jogo chegar aos dois minutos, por Carlos Duarte, e depois foi sempre a somar, apenas parando a cinco minutos do fim, vencendo por 10-0. Estava a equipa do FC Porto ao tempo a fazer um bom campeonato, com marcas recordistas para a época, no decurso de 10 jornadas da prova.

Goleada essa concretizada com 3 golos de Carlos Duarte e Perdigão, que fizeram um hat-trick cada, mais 2 de José Maria, na conversão de duas grandes penalidades, e também 2 de António Teixeira a completar o resultado.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário