Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Morreu o rei Pelé – Edson Arantes do Nascimento (n. 23/10/ 1940 - f. 29/12/2022): o Rei do futebol mundial e maioritariamente considerado o melhor futebolista mundial de sempre…

 

Após doença prolongada, faleceu aos 82 anos o célebre futebolista brasileiro apelidado de Pelé. Nome de guerra no mundo desportivo com que foi honrosamente conhecido Edson Arantes do Nascimento, assim com nome de rei tradicional, conforme o que ressoa das tradições ancestrais dos povos guerreiros que habitaram desde longas eras as terras do pau vermelho. Tendo esse futebolista Pelé sido um astro no firmamento do futebol, com jogadas geniais que ficaram a marcar recordações de gerações contemporâneas e sucessoras. Não um jogador que só rematava e fazia golos, apenas, mas também bom nisso e muito mais, capaz de fazer malabarismos de encantar os olhos e demais sentidos.

Assim o considerei sempre e considero, falando em nome pessoal, o melhor futebolista de sempre que vi. E pelos relatos escritos como também por testemunhos anteriores. Tendo-o eu visto, pela televisão, na hora, nesse tempo e durante bons tempos. Como aconteceu aquando do Mundial de 1970, em que acompanhei e vibrei com tudo o que ele fez.  Mas antes ele já havia sido Campeão Mundial em 1958, ainda muito jovem, e depois em 1962. De permeio com lesões que o impediram de ajudar a seleção brasileira na fase final do Mundial de 1966. Bem como ficaram célebres os jogos em que o Santos, do Brasil, ganhou a Taça Intercontinental do Mundial de Clubes com goleada ao Benfica. Para mais tarde ele mesmo ainda ter sido o grande motor de arranque do futebol nos Estados Unidos, quando representou o Cosmos.

Pelé é um nome de um antigo jogador sempre lembrado, que ultrapassa nacionalidades e clubismos. É um rei do futebol, o rei Pelé.   

~~~ ***** ~~~

No caso do maior interesse portista: Pelé teve interessante jogo diante do guarda-redes Américo, quando em 1964 a Seleção A de Portugal se deslocou para defrontar o Brasil no Rio de Janeiro; onde, apesar do resultado de 4-1, Pelé reconheceu que não houve grande goleada devido a na baliza ter estado um grande guarda-redes que, destemidamente, suportou e superou tudo o que lhe foi possível. Assim como em 1965 esteve no estádio das Antas, no Portugal-Brasil realizado no dia de S. João do Porto, como cabeça de cartaz desse encontro particular terminado sem golos. Havendo então defrontado também os futebolistas do FC Porto Custódio Pinto e Francisco Nóbrega, que vestiram a camisola das quinas portuguesas nessa tarde festiva. 

Armando Pinto

 ((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. #Heroi,Rei Pele,parabéns pelo post, https://lekecolors.blogspot.com/2022/11/hexa-cor-nao-em-define-respeito-e.html

    ResponderEliminar