Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Quando Pinga foi tentado com um contrato fabuloso do outro lado do Atlântico…

Há muito, muito tempo… Corriam tempos dos inícios da década dos anos trinta, do século XX… Ainda com o ambiente natalício misturado e a vida futebolística do burgo portuense a voltar à azáfama da paixão clubista, sendo como já era o FC Porto o principal baluarte da Invicta, em dezembro de 1933 era surpreendida a voz popular com a chegada ao clube azul e branco duma proposta entusiasmante oriunda da Cidade Maravilhosa do Brasil. Estrela maior do FC Porto à época, Artur de Sousa “Pinga” era presenteado pelo clube carioca Vasco da Gama com uma proposta de contrato de sonho – obviamente em números atualmente irreconhecíveis, mas que em dinheiro da época seriam agora de largos milhões. Chegou a ser noticiado que Pinga viajara entretanto já para o outro lado do Atlântico. Chegando a ir até Lisboa, para rumar ao possível novo destino. Contudo no Porto houve logo movimento tendente a salvaguardar a posse de tal joia e, depois de peripécias várias de procuras e investigações, Pinga acabou por ser convencido a ficar.  E… Apaixonado pelo clube e pela região que o adotou, o madeirense rejeitou por fim a oferta e ficou mesmo onde permaneceu para sempre.

Esse episódio foi narrado em livro biográfico escrito pelo jornalista José Parreira, do qual o jornal O Porto em tempos fez uma recolha publicada em fascículos, conforme se relembra por recorte guardado pelo autor destas lembranças.

Pinga, que chegara ao FC Porto três anos antes também em dezembro, no dia 23, e se estreara no FC Porto com a camisola azul e branca dois dias depois, mais precisamente no dia de Natal de 1930, teve assim uma atribulada passagem do Natal para o Ano Novo em 1933, mas continuou a ser o grande símbolo do futebol portista.

Depois disso e pelo tempo adiante, Pinga manteve-se fiel ao azul e branco por mais umas boas temporadas. Com exceção de em 1938 ter chegado a decidir regressar ao Funchal, sentindo-se injustiçado no ordenado, comparativamente com o que outros já ganhavam, mas acabou por ser intercetado ainda no Porto. E continuou na Capital do Norte, até atingir os 400 jogos e 394 golos com a camisola portista. Ficando no íntimo afetivo do grande clube dragão, a pontos de durante anos o trofeu de reconhecimento clubístico aos atletas do clube ter tido o seu nome, o Trofeu Pinga, mais tarde substituído pelo Dragão de Ouro, o atual instituído já na presidência de Pinto da Costa quando Alexandre Magalhães, então Vice-presidente da Direção, era Presidente do Conselho Cultural do clube portista.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário