Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Um livro - De vez em quando: - «Pelo “FOOT-BALL” Braguês», sobre um clube que não o FC Porto mas com interessantes “coisas“ relativas ao FC Porto

Entre alguns, poucos mas bons, livros chegados em tempos recentes às mãos do autor deste blogue, conta-se também um que nem é dedicado ao FC Porto, porém, como conta também com informações históricas de rememoração portista, merece ser referenciado neste local de quadrante pessoal azul e branco – o livro «Pelo “FOOT-BALL” Braguês A História Escondida do SC Braga», da autor do bracarense JOÃO LOPES. Um interessante trabalho publicado a versar sobre um clube que não o FC Porto, mas com interessantes “coisas“ relativas ao FC Porto.

Isto anotado e explicado, aqui, por poder causar estranheza, visto o Sporting de Braga ser um clube normalmente associado ao Benfica, na conotação generalizada, e conter o nome Sporting como o de Lisboa, além de equipamento à Arsenal de Londres, numa mescla que porém não invalida o merecimento da chamada de atenção para tal livro neste espaço particular portista. E que como espaço pessoal contém o que agrada ao autor.

Ora, por este livro descobre-se facilmente ser mais antigo o Sporting de Braga, que o tempo que tem sido atribuído de sua existência. Na linha de outras publicações e movimentos que têm sido conhecidos. Sendo sabido ser vetusta a antiguidade do futebol no Sporting de Braga, sem contudo estar oficialmente contabilizada reconhecidamente a verdadeira era da fundação do clube braguista representativo da cidade dos arcebispos e guerreiros de civilizações ancestrais. Numa confusão que tarda ser clarificada. A pontos de mesmo a comemoração de seu aniversário já ter tido diferentes assimilações dos anos referentes. Não sendo de excluir haver certo receio de ir contra a vontade de clubes que não gostam que outros sejam muito antigos, ou até mais, para não dar razão aos que já repuseram a verdade de sua fundação, por exemplo. Bem como outras situações relacionadas com pessoas e factos da refundação em cotejo à fundação. Mas isso é para o mundo Bracarense e Braguista, interessando aqui focar que o mesmo livro, referente aos anos iniciais do futebol em Braga, tem dados sobre a ligação do FC Porto com o mesmo clube e seus antecedentes. Desde o antigo Futebol Clube de Braga, que foi Filial do F C Porto, até jogos realizados entre antigas equipas da capital do Minho e do arsenalista Sporting de Braga que perdurou pelos tempos adiante. E mais (que em vez de referir, melhor é ler, a ver para crer).

Desse mesmo livro, assim sendo, regista-se a sua existência, também, com viva relevância à historiografia do futebol português. Merecendo elogio tão profundo e bem elaborado missal historiador do “Braga”. Qual Antigo Testamento da Bíblia memorial do mesmo Sporting Clube de Braga.

Recomenda-se.

Armando Pinto

~~~ ***** ~~~

= Imagem do Futebol Club de Braga (fundado algures em 1936), filial do Futebol Clube do Porto. Foto não do livro mas do arquivo do amigo sr. Evandro Lopes, pai do autor do referido livro e pessoa com grande bagagem histórico-cultural de tudo o que respeita a Braga. 

A. P. 

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário