Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Efeméride memorável: Gala de Entrega dos primeiros Trofeus Pinga – a 7 de DEZEMBRO de 1964 !


A 7 de DEZEMBRO de 1964 houve grande noite festiva de fervor portista no Pavilhão dos Desportos do Porto (como ao tempo se chamava ao pavilhão da abóbada dentro dos espaços ajardinados do antigo Palácio de Cristal), em festival realizado para distribuição do Trofeu Pinga. O então máximo galardão de reconhecimento do mundo azul e branco, que nessa noite era pela primeira vez entregue a atletas distintos do grande clube das Antas. Facto então acontecido nessa noite de segunda-feira véspera de feriado do dia santo da Imaculada Conceição e Dia da Mãe, como à época era ainda estabelecido. Aquecendo o ambiente portuense em plena noitada fria de inverno, tornada quente no entusiasmo gerado em torno da paixão clubista. 

Por acaso o ambiente na altura estava até bem alegre, pois ainda no dia anterior, no jogo de domingo à tarde como era tardicional, o FC Porto vencera nas Antas o Belenenses por 2-0, com golos de Daniel e Nóbrega, a coroar grandes exibições de Américo, Valdir e Custódio Pinto, conforme narraram os jornais da época. Sendo em tempo de transição de fim de carreira de grandes jogadores dos anos 50 e inícios dos novos valores dos anos 60. Tendo por exemplo Hernâni deixado de jogar, havia pouco tempo ainda, como até consta na reportagem d' O Porto, entre "instântâneos".

Após o falecimento de Artur de Sousa “Pinga”, futebolista icónico do FC Porto e do futebol português, em 1963, havia ficado decidido passar a haver um trofeu com o seu nome para distinguir os melhores atletas do FC Porto. Tendo essa incumbência ficado a cargo da Comissão Pró-Sede, histórico grupo de associados e dirigentes que angariavam fundos monetários com o intuito de possibilitar a construção duma sede social e administrativa mais ampla para o clube. Cuja iniciativa da criação e outorga do "Trofeu Pinga" visava honrar os desportistas que se distinguiam ao serviço do clube em cada período relativo, agraciados então com esse que passava a ser o maior galardão honorífico do FC Porto, cujo nome homenageava assim o maior ídolo do passado portista. Tendo para essa função, direcionada a tal honra, sido escolhida uma comissão de jurados, formada por diretores do clube e jornalistas da cidade do Porto. 

Daí resultou a primeira entrega ao final de 1964 desse mesmo Trofeu Pinga, representado por significativa estuteta em bronze duma figura de atleta com um facho olímpico.

Então, depois de terem sido atribuídos os primeiros Trofeus Pinga pela comissão formada para o efeito, cujos resultados foram confirmados conjuntamente em reunião havida a 20 de novembro, houve a entrega formal em sessão solene realizada a 7 de dezembro. Sendo aí feita com pompa e circunstância a distribuição pública dos primeiros exemplares do Trofeu Pinga aos 26 atletas homenageados com o galardão. Além de também haver sido entregue um exemplar à Direção do clube, trofeu esse de base maior, para ficar na posse do FC Porto e nele ficarem gravados os dados relativos a atos de edições e entregas seguintes, para memória patrimonial.

Do memorando acontecimento regista-se aqui o facto através do que ao tempo foi publicado no jornal O Porto, aquando do anúncio público e de seguida da entrega do I Trofeu Pinga. Em tão preenchida realização e consequente repercussão que, para uma melhor amplitude, se regista através da profusa publicação narrativa e fotográfica publicada no jornal O Porto, órgão informativo e historiador do clube.

Ora, sobre a atribuição, atente-se na reportagem relativa à reunião da respetiva Comissão e extensivo Júri, a 20 de NOVEMBRO de 1964, mais anúncio dos galardoados:

E sobre a Gala, nessa segunda-feira véspera de feriado e dia santo, eis o que descreve e mostra a desenvolvida reportagem documental alusiva a tal Festival, realizado festivamente no Pavilhão dos Desportos, no Palácio de Cristal  incluindo crónica e captação fotográfica.


A Gala foi também abrilhantada através da presença de alguns convidados, como por exemplo foi o caso de ter sido atração o artista Francisco José, cançonetista então em voga. Ao mesmo tempo que teve ainda a entrega do Prémio Jornal O Porto, atribuído ao atleta mais popular do FC Porto segundo votação dos leitores do jornal O Porto, numa eleição que premiou o guarda-redes de futebol Américo (a que se refere foto inserta no jornal, com um lapso quanto à indicação publicada, sendo que Américo ali recebeu esse prémio e não o trofeu Pinga  que viria a receber depois em 1966, por o mesmo galardão ter passado a ser distribuído com dois anos de distância).
 

Por fim, ficam os galardoados, fotografados em apresentação parcelar, conforme ficou distribuído pelas páginas do jornal O Porto:




Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Efeméride relembrada muito a propósito e de grande interesse e qualidade, com a marca do meu amigo Armando Pinto, um grande conhecedor do passado e do presente portista. Obrigado por mais este valioso serviço público da divulgação da cultura do FC Porto.

    ResponderEliminar