Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

A célebre vitória da Taça Intercontinental de 1987 que elevou o FC Porto a Campeão Mundial de Clubes no século XX !

Inesquecível. Algo que marcou um dia, uma época, um tempo. Quando o FC Porto foi Campeão Mundial de Clubes ao vencer a Taça Intercontinental de 1987. Acontecimento ocorrido na madrugada de 13 de dezembro de 1987, com o mundo portista madrugador sem ir à cama e de olhos postos na hora do começo do jogo, para não ser perdida pitada dessa jornada histórica.

É assim altura, agora, de lembrar essa que na verdade foi e é uma das conquistas mais marcantes da história do FC Porto. Dando-se então logo de caras, àquela hora da noite, já de madrugada afinal, ainda com o corpo meio estremunhado por tal hora madrugadora das 3 da manhã em Portugal, com imagem inesperada chegada pela transmissão televisiva do recinto de jogo coberto por manto de neve, num ambiente surpreendentemente branco e de aspeto gélido. Naquele estádio de cores desbotadas pela neblina da neve, era cerca de meio-dia lá no Japão, em Tóquio. Cujas condições climatéricas ambientais chegaram a colocar em causa a realização do jogo, mas que mesmo assim foi jogado e no fim, após prolongamento e demasiado tempo de sofrimento para quem andava lá dentro e para quem assistia fora e em casa, o FC Porto venceu o Peñarol (por 2-1) e tornou-se o primeiro emblema português Campeão do Mundo de clubes. Gomes e Madjer foram decisivos para o triunfo azul e branco, como autores dos golos, a coroar a grande exibição de querer de toda a equipa. Ficando o clube a ter esse inédito título a nível de clubes portugueses, que mais tarde se repetiu em 2004 em nova remessa também para o FC Porto 


Faz agora anos, muitos… Bem sabemos quantos, mas não importa quanto já passou, pois parece ser ainda de fresco, estando sempre bem presente… Ah, aquela conquista da Taça Intercontinental, do Mundial de Clubes disputado então numa final, a dois e num só jogo, lá nos confins nipónicos… com um fuso horário que pôs muitos portugueses e não só despertos pela noite fora... Aquela nossa primeira Taça do Mundo de futebol alcançada pelo F. C. Porto…!


Isso... Numa leda manhã, aquela, de noite ainda feita manhazinha, qual madrugada que, tal como há dias inesquecíveis, será sempre uma madrugada para sempre lembrada. Então o meu filho estava com coisa de nove anos, e (alta noite, ao chegarem as três horas da madrugada) quando dei conta, sem eu contar, àquela hora, ele estava acordado e a pé para ver o jogo comigo, diante do televisor às tantas daquela madrugada… Nem pregara olho, com sentido em ver o jogo… Há que tempos foi já, bastando reparar que ele e a irmã (pois então a minha filha estava com cerca de cinco anitos) hoje estão ambos na casa dos quarentas… 


Ora, aquela equipa, a formação que entrou em campo, com o tradicional equipamento lindo da camisola de duas listas azuis - e que bem ficava ao Fernando Gomes, ao Madjer, a todos - é uma equipa histórica! 


Faz agora anos, efetivamente, essa primeira Taça Intercontinental. Depois, passados anos, veio outra. E não haverá duas sem três, já diz o velho rifão. Mas agora, neste dia em que passa tal aniversário, importa recordar essa Taça Intercontinental conquistada em Dezembro de 1987, sobre um branco tapete de neve que cobria o relvado todo lá em Tóquio, num ambiente branquíssimo, mais parecendo sob efeito dum luar feliz, como aquele então próximo luar de Janeiro que não tem igual, quanto amor como o primeiro…! 


Desse acontecimento inolvidável ficaram recordações espirituais, intimamente sentidas, e muitas também físicas. Como não poderia ser assim, diante do que foi aquilo…?!!!







É… Faz agora em 2022, neste dia 13 de Dezembro, 35 anos que vencemos essa nossa 1.ª Taça Intercontinental, alcançando o título de Campeões Mundiais, com o FC Porto a ser campeão Mundial de Clubes! 

Inesquecível essa célebre vitória da Taça Intercontinental de 1987 que elevou o FC Porto a Campeão Mundial de Clubes no século XX. Como também já no século XXI voltou a ser, em 2004, sendo o FC Porto o único clube português com tal honra e glória !

Armando Pinto 
»»» Clicar sobre as imagens «««

Sem comentários:

Enviar um comentário